Em entrevista ao webzine italiano Poisoned Rock, Tom Gabriel Fischer (conhecido também como Tom Warrior), vocalista e guitarrista do Triptykon, falou do polêmico Cold Lake, álbum lançado em 1988 por sua ex-banda, o Celtic Frost. Com uma sonoridade e um visual totalmente diferentes do que mostrou nos dois anteriores, To Mega Therion (1985) e Into the Pandemonium (1987), em seu terceiro álbum o Celtic Frost mergulhou no glam metal, estilo que estava na crista da onda. Foi uma tentativa frustrada da banda na busca de se comercializar, pois, no fim das contas, o Celtic Frost caiu no conceito daqueles que admiravam seu metal extremo e não agradou aos fãs de hard rock e afins, que acabaram achando Cold Lake um álbum cafona. Resultado: de referência o Celtic Frost passou a ser motivo de chacotas.
“Cold Lake foi um fracasso total. Quando formamos o Celtic Frost, queríamos ser muito experimentais, queríamos ser corajosos, não queríamos ter medo de correr riscos. Por outro lado, isso não garante que você sempre fará algo bom. E acho que Cold Lake é um fracasso monumental”, lamentou Fischer. “Tentamos algo diferente, tentamos fazer algo melódico, mas acho que no contexto do final dos anos 80 as bandas realmente perderam seu plano original e penso que o Celtic Frost era uma dessas bandas”, explicou.
“O álbum não soa como Celtic Frost, não tem mais a profundidade e seriedade que tínhamos. E não tinha som. Havia várias pessoas envolvidas também, e acho que todas essas coisas contribuem para o fato de que o álbum é realmente o ponto mais baixo de toda a carreira da banda. Foi uma experiência, mas ruim. Foi um experimento fracassado. Acho que o disco é uma vergonha – é uma vergonha artística”. Confira a entrevista completa:
Clipe de Cherry Orchards, carro-chefe do polêmico álbum Cold Lake:
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações