Nos últimos meses, os integrantes da formação clássica do Black Sabbath fizeram manifestações públicas que indicam uma vontade coletiva de se reunir pela última vez. Tony Iommi, porém, foi quem deu declarações mais céticas quanto à possibilidade. Agora, o guitarrista falou novamente sobre a ideia.
Em entrevista à Guitar World, o músico discutiu vários momentos de sua carreira, incluindo o Sabbath. Quanto à possibilidade da formação original da banda se apresentar ao vivo em despedida, o sentimento de ceticismo não mudou.
Ele disse:
“Quem sabe? Nunca dá pra descartar nada, e a gente nunca descartou nada. Depende da saúde de todo mundo e o que esperaríamos um do outro agora. Ainda podemos tocar e soar do mesmo jeito juntos? Eu não sei, porque faz muito tempo.”
A última performance do Black Sabbath ocorreu em 2017, encerrando a turnê de despedida do grupo. Infelizmente, os shows não tiveram a participação de Bill Ward, que estava envolvido na reunião de 2011, mas rompeu logo depois. Brad Wilk o substituiu no álbum 13 (2013) e Tommy Clufetos, nas turnês.
Entretanto, o baterista se mostrou disposto e saudável o suficiente para um show final. Há, por outro lado, a questão do vocalista Ozzy Osbourne, diagnosticado com Parkinson e debilitado a ponto de não conseguir mais sair na estrada. O Madman sequer cantou na cerimônia de entrada para o Rock and Roll Hall of Fame como artista solo, em outubro.
Diante disso, o guitarrista e único membro de todas as formações do Sabbath declarou:
“Quando chegar a hora, isso se chegar, precisaremos ver em que estado todo mundo se encontra e se dá para subir no palco. Se a gente topasse, precisaria ser bom, se não eu não gostaria de fazer.”
Segundo Iommi, para a banda se reunir novamente, é necessário estar no mesmo nível ou melhor que antes. Apenas subir ao palco sem ser bom o suficiente não prova nada, na opinião do guitarrista.
Novo álbum solo de Tony Iommi
Na mesma entrevista, Tony Iommi ofereceu uma atualização quanto à chance de um novo álbum solo. O artista afirmou que está compondo e há planos de disponibilizar material inédito, mas foi vago quanto ao momento em que ficará pronto.
O guitarrista, ainda assim, ofereceu uma informação concreta. Segundo o músico, as duas músicas solo que ele lançou nos últimos anos – “Scent of Dark” (2021) e “Deified” (2024) – não farão parte do projeto. As faixas foram divulgadas em colaboração com a companhia de perfumes Xerjoff, com a qual Iommi colaborou para a criação de fragrâncias signature dele.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.