Por Rodolfo Bragantini
Fotos: Daniel Croce
Depois de 17 anos sem vir ao Brasil, a banda Toto volta com a turnê “The Dogz Of Oz”. A banda de músicos virtuosos, que faz uma mistura de rock, soul, jazz e R&B, e costuma ser intitulada como AOR, começou o show exatamente às 19:58, dois minutos antes do horário previsto. A apresentação começou com Girl Goodbye, seguida do hit Hold the Line. Já nos primeiros acordes, o público aplaudia e cantava junto com a banda e, a cada solo de Steve Lukather, a plateia gritava como se fosse um gol em uma partida de futebol no Maracanã. A casa ainda não estava totalmente cheia, provavelmente devido ao trânsito caótico nos bairros próximos e nas redondezas da Arena Jockey, mas por volta das 20h30 já se percebia um ótimo público.
Além de Steve Lukather, único membro original, o Toto, já com 48 anos de existência, conta com Joseph Williams, que é filho de John Williams, compositor responsável por algumas das melhores e mais premiadas trilhas sonoras do cinema. Os dois são os únicos membros oficiais além do tecladista David Paich, que está aposentado das turnês por questões de saúde. Completam a banda Greg Phillinganes (teclados e vocais), Dennis Atlas (teclados e vocais), John Pierce (baixo e antigo membro da Huey Lewis and the News), Shannon Forrest (bateria) e Warren Ham (saxofone, gaita, flauta, percussão e vocais).
O show seguiu com a balada 99, na qual Lukather agradeceu a David Paich. Na sequência Joseph Williams contou a história do fim de um relacionamento com uma namorada e anunciou Pamela.
Lukather perguntou se havia algum músico na plateia e foi impressionante a quantidade de mãos levantadas. Sinceramente, parece que 95% dos guitarristas do Rio de Janeiro estavam presentes. A banda iniciou a instrumental Jake to the Bone para logo em seguida entrar o solo do tecladista Greg Phillinganes, que impressionou pela habilidade técnica e pelo bom gosto musical – Além de ser um cantor de mão cheia.
Ao microfone, Lukather dedicou uma música para as “mulheres lindas do Rio” e a banda tocou o mega hit I’ll Be Over You, cantada do início ao fim pela plateia. O solo de guitarra mais uma vez roubou a cena enquanto vários casais dançavam abraçados.
Joseph Williams impressiona com a sua qualidade vocal, ainda em dia, mesmo aos 64 anos, como em Stop Loving You, que veio a seguir. Logo depois, em formato de power trio, a homenagem a um dos ídolos de Steve Lukather, Jimi Hendrix, com Little Wing, e, que ele destilou todo o seu virtuosismo. Aos poucos, os músicos que haviam saído vão retornando e completando a banda. Ao fim, todos voltaram a sair para o solo de bateria de Shannon Forrest.
Steve iniciou o riff da contagiante I’ll Supply the Love, com o tecladista Dennis Atlas como voz principal, e o público respondeu ovacionando, seguida da soft A Thousand Years” e da suingada Georgy Porgy com seu refrão contagiante cantado a plenos pulmões pelos fãs.
Ao apresentar a banda, Lukather falou das amizades e dos trabalhos passados de seus colegas de palco e citou a participação de Greg Phillinganes nos álbuns de Michael Jackson e Stevie Wonder tocando um trecho de Beat It. E, em um momento de descontração, lembrou a performance de Joseph Williams como cantor em “Hakuna Matata”, da trilha sonora de “O Rei Leão”.
Ao som de “olê, olê, olê, olê, Toto, Toto!” o descontraído e animado Steve Lukather agradeceu aos fãs.
Em Home of the Brave, foi a vez de Warren Ham ter seu momento de destaque, dividindo os vocais principais com Joseph Williams. With a Little Help From My Friends, dos Beatles, tocada no arranjo de Joe Cocker, trouxe ótimas vocalizações que mostram toda a categoria dos músicos.
Para encerrar a, banda tocou dois dos seus maiores hits, ambos de Toto IV, disco vencedor de seis Grammys (incluindo o Álbum do Ano): Rosanna e Africa, hit que já ultrapassou a marca de 1 bilhão de streams no Spotify. Ambas foram cantadas com muita empolgação pela plateia e contaram com solos estendidos de teclados e guitarras.
Mesmo que fosse apenas Steve Lukather na banda, já valeria a pena por ver um dos maiores ‘guitar heroes’ de todos os tempos tocando ao vivo, ali na nossa frente, mas toda a banda fez um show redondo e empolgou os fãs. Que não demorem mais 17 anos para voltarem ao Brasil. Os fãs agradecem.
Setlist
Girl Goodbye
Hold the Line
99
Pamela
Jake to the Bone
Solo de teclado (Greg Phillinganes)
Burn
I’ll Be Over You
Stop Loving You
Little Wing (The Jimi Hendrix Experience cover)
Solo de bateria (Shannon Forrest)
I’ll Supply the Love
A Thousand Years
Georgy Porgy
Dying on My Feet
Home of the Brave
With a Little Help from My Friends (The Beatles cover, Joe Cocker’s version)
Rosanna
Africa
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.