fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

TRIPULANTE, do Chile, lança clipe de ‘Sotar Conti’; single retrata a cultura Lickan Antay

POR ASSESSORIA 

Resgatando o valor da Cultura Lickan Antay (Cultura Atacameña), os chilenos Tripulante estreiam o videoclipe da música ‘Sotar Conti’, que conta o retorno personificado da divindade mais representativa e importante do referido Povo Indígena, cuja forma simbólica (totem ou wak’a), bem como seu significado ancestral, foi alvo de perseguições e punições por parte da Igreja Católica durante o período da colônia espanhola.

‘Sotar Conti’ tem um significado importante para a banda, porque define o ponto inicial em que a cultura ancestral do deserto transmite a sua mensagem de rebelião contra o sistema e de redenção cultural. Tema retratado em formato audiovisual num videoclip que foi gravado sob a direção de Ramiro Rojas Montaño e Miguel Pattzi em fotografia. O clipe conta ainda com a intervenção de Patricio Ayavire, personificando Sotar Conti e a colaboração dos artistas Aldo Salgado e Maru Ckamur na concepção do Totem.
“Através da música e de seu vídeo queremos mostrar o resultado de nossa busca por meio de pesquisas e alguns vestígios que ainda existem nos confins do deserto, nos quais conseguimos encontrar a base ideal para nossas letras”, afirma o guitarrista Julio Moya, sobre a música que fará parte do álbum “Lickan Antay”.

Assista:

O LP “Lickan Antay” foi gravado nos estúdios Tripulante Records (Calama, Chile), mixado e masterizado por Richard Iturra na Ripo Audio (Arica, Chile) e lançado no início de 2022 em todas as plataformas digitais. A versão física do álbum inclui um livro onde é captada a arte conceitual do álbum, todas as letras e a explicação de cada uma das músicas. Da mesma forma, “Lickan Antay” teve como artistas convidados: Rubén Colque (Amanecer Andino) em zampoñas e sikus -quenas-, Yen Squivel como vocal masculino na música ‘Heutur’ e também Cinthia Santibañez (Crisálida) como cantora na música ‘Ckuri’. Por fim, o design das capas e da gráfica do livro ficou a cargo de Amalia Álvarez, ativista e artista atacamenha que reside na Suíça.


A tracklist de “Lickan Antay” é a seguinte:1.- Sotar Conti (Picaflor do Povo)
2.- Chakana (El Portal)
3.- Kausulor (Dança Ritual)
4.- Amawta (Fonte Humana de Sabedoria)
5.- Ckuri (O Grande Espírito do Vento)
6.- Heutur (Levantando Voo)
7.- Lalcktur Cuijai (Amanhecer Triste)
8.- Alikhantu (Dança dos Moradores das Altas Montanhas)
9.- Lickan Antay (Habitante da Terra)
10.- Gentiles
I.     Renacimiento en Quitor
II.    Encuentro en Talicuna
III.   Manifiesto de Ckalama
IV.   Ascensión en Chajjnantor

Crew é composto por Aymarita Colque na voz e teclado, Julio César Moya na guitarra, Óscar Álvarez na guitarra, Julio Vega Seura no baixo e Milton Morales na bateria. Saiba mais sobre a banda no TripulanteMetalCalama (Facebook), @TripulanteMetalCalama (Instagram), YouTube, Spotify e todas as plataformas digitais.

LINK DO VÍDEO:

Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:

https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR6hmy45

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #278
Janeiro/Fevereiro

SIGA-NOS

43k

57k

17,4k

1k

22,3k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes