Os duendes mineiros do Tuatha de Danann lançam mais uma canção de seu novo álbum em seu canal de YouTube. United é a segunda obra divulgada pela banda que fará parte de The Nameless Cry, oitavo álbum de sua carreira, com lançamento previsto para 25 de novembro, pela Heavy Metal Rock.
O lyric video foi desenvolvido por Raoni Joseph, artista do Pará com quem a banda já trabalha há algum tempo, e com artes de Paulo Coruja e Rodrigo Barbieri. A música traz elementos modernos em simbiose com os elementos celtas já tradicionais nas produções do Tuatha.
“Creio que, musicalmente, é um som mais moderno, o que corrobora com o que temos falado sobre a evolução do som da banda, porém sem soltar as poderosas e antigas raízes que desenvolvemos em todos estes anos. Tem todo um clima moderno, meio sincopado, porém tem também melodias cativantes, muita flauta irlandesa e ótimos solos de guitarra.”
Ouça a nova música do Tuatha de Danann, United:
Mais uma vez a banda explora temas sociais em suas canções, e sobre isso o vocalista e multi-instrumentista, que é formado em Letras e em História, comentou: “Esta música fala em união, de coletividade, pontuando que foi só e unicamente graças à essa coletividade que o ser humano conseguiu triunfar na natureza, do contrário seríamos presas muito fáceis às feras e intempéries do mundo. Mas tem uma abordagem social que é o fato de nos unirmos para podermos transformar o mundo, seja por meios mais direitos, por mais participação, por mais democracia… Isso enquanto todo o status quo demoniza qualquer tipo de união em detrimento de um ideal vazio que privilegia o indivíduo, a competição e, por extensão, o egoísmo. Os poderosos, os lacaios destes e toda a ideologia dominante sabem a força que o povo unido e organizado tem e o perigo que representam.”
O álbum The Nameless Cry foi gravado no Braia Studios, que fica localizado na cidade mineira de Varginha, e foi produzido pelo próprio Bruno Maia.
Atualmente, o Tuatha de Danann é formado por Bruno Maia (vocais, guitarra, flautas, banjo e bouzouki), Giovani Gomes (baixo e backing vocals), Edgard Brito (teclados), Raphael Wagner (guitarra) e Rafael Delfino (bateria e backing vocals).