fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

TUOMAS HOLOPAINEN critica formato tradicional de canções pop: “entediante e chato”

O Nightwish teve um período de sucesso comercial em boa parte do mundo — inclusive Brasil — durante os anos 2000, em especial graças ao single “Nemo” e o álbum Once. Entretanto, isso foge à regra de um grupo que se estabeleceu como um dos maiores de seu segmento sem depender de hits. Seu líder, Tuomas Holopainen, afirma não ter interesse em compor canções que estejam adequadas aos padrões da música pop.

Em entrevista ao canal de YouTube Thomann Music (transcrição via Blabbermouth), o tecladista falou sobre o processo criativo da banda ao longo de suas três décadas de atividade. Segundo Holopainen, não há desejo por parte deles em alterar o método para conseguir mais sucesso.

Ele disse:

“A gente faz isso desse jeito por quase 28 anos, então por que mudar algo nesse momento?”

O músico expressou uma frustração em particular com as demandas da indústria fonográfica. Especialmente quanto a formato e temas.

“É entediante pra mim que se precisa fazer uma canção com menos de quatro minutos o tempo inteiro – precisa ter um refrão e precisa falar da vida amorosa de alguém ou relacionamentos partidos. É chato demais.”

Holopainen reconheceu que esse tipo de canção tem seu lugar na cultura. Todavia, ele e o Nightwish querem fazer algo diferente. Isso muitas vezes significa se aventurar completamente fora dessa estrutura.

O artista explicou:

“Se você tiver uma história pra contar e ela precisa de tempo para ser contada da maneira ideal, você toma esse tempo e a canção dura o quanto necessita durar. Simples assim.”

Foto: Alex Cavalcanti / Roadie Crew

Tuomas Holopainen e a estética nada comercial

O assunto também foi abordado durante entrevista de abril à Kerrang! O músico falou em particular sobre a relação da banda com a nova gravadora, Nuclear Blast, e o primeiro single do álbum mais recente, Yesterwynde.

Ele contou:

“Quanto tivemos nossa primeira reunião com a Nuclear Blast pra falar do novo álbum e singles, eu falei que o primeiro single seria uma canção chamada ‘Perfume of the Timeless’, que tinha oito minutos e meio e o refrão só entrava com três minutos e meio. E eles disseram: ‘Perfeito!’ Acho que isso tem a ver com o fato da banda possuir um longo legado. Sabe, podemos fazer o que quisermos, e eu faço, mas há de ser dito como podemos fazer isso. Eu ouvi que pro Spotify é melhor que os vocais comecem após apenas 15 segundos ou as pessoas pulam; ninguém mais tem paciência.”

Nightwish e Yesterwynde

Yesterwynde, o décimo álbum de estúdio do Nightwish, saiu no último dia 20 de setembro. O anúncio do trabalho foi marcado por declarações dos integrantes sobre o hiato ao vivo da banda. Eles não sairão em turnê para promover o disco, pois preferiram sair da estrada por alguns anos por motivos pessoais.

Foto: Tim Tronckoe
Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #282
Setembro/Outubro

SIGA-NOS

48,4k

57k

17,3k

977

23,1k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress