fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

TÝR lança single/clipe “Hammered”, de seu próximo álbum, “Battle Ballads”

Ícones do metal viking baseados nas Ilhas Faroé, o TÝR, está lançando o seu mais recente single e vídeo acompanhante para Hammered. A faixa faz parte do nono álbum de estúdio completo da banda, Battle Ballads, com lançamento previsto para 12 de abril via Metal Blade Records.

Quando o TÝR se uniu à Orquestra Sinfônica das Ilhas Faroé em 8 de fevereiro de 2020, para gravar o lançamento duplo em disco/DVD intitulado A Night At The Nordic House, o fundador e vocalista Heri Joensen estava emocionado por unir duas formas de música que ele ama profundamente – folk e clássica – à forma não convencional de música de sua banda. No entanto, na época, ele não poderia imaginar o impacto profundo que a colaboração teria em sua visão musical e o quanto influenciaria o álbum que ele escreveria alguns anos depois.

“Há uma razão pela qual a música clássica é chamada de clássica”, diz Joensen. “É a maneira clássica de fazê-la. E ela cria esses sons épicos que se encaixam perfeitamente com o tipo de metal que fazemos no TÝR. Então, há uma orquestração completa em todas as novas músicas.”

Com Battle Ballads, o TÝR criou um álbum que ressoa com seu característico viking metal – um conjunto esmagador e grandioso de músicas ornamentadas com elementos clássicos que evocam imagens de corcéis galopantes, espadas colidindo e vitórias conquistadas com dificuldade. Ao mesmo tempo, a banda experimentou novos estilos de escrita e técnicas musicais, criando músicas estruturalmente mais simples, mas musicalmente mais variadas. Para Joensen, isso ilustra claramente como ele planeja continuar explorando abordagens diferentes no futuro, ao mesmo tempo que permanece fiel ao espírito do poderoso viking metal.

“Conscientemente decidimos tornar este álbum mais direto, com músicas mais fáceis para os ouvintes captarem imediatamente do que algumas coisas em nosso último álbum, ou talvez até mesmo em nosso álbum de 2006, Ragnarok, que era muito progressivo”, diz Joensen. “Com Battle Ballads, há elementos progressivos aqui e ali, mas tentamos manter as músicas baseadas em uma ou duas ideias musicais cada, e trabalhar em tudo à partir disso. Então, de certa forma, é mais conciso que nosso último álbum, mas é mais épico por causa dos elementos sinfônicos.”

Não há como escapar da mestria na fusão de melodia e selvageria em Battle Ballads, desde a faixa de abertura do álbum e último single, Hammered, que canaliza riffs contagiantes e licks ardentes por meio de uma variedade de mudanças de ritmo e tempo.

Joensen comenta: “A música começa com o martelar do metal contra metal, forjando, depois riffs melódicos sobre uma progressão de acordes simples, mas clássica, que evolui ao longo da música. Tambores pulsantes, heavy metal sobre uma paisagem sonora sinfônica. Um pano de fundo aventureiro para a forja de armas de guerra, lâminas de batalha. Isso costumava ser no passado, mas agora está aqui com um refrão rápido para cantar junto. Reflexões sobre a aparente inevitabilidade da guerra e nossa reação a ela. Equilibrando nosso entusiasmo contra nosso derrotismo.”

Assista ao vídeo de “Hammered” do TÝR:

Assista ao vídeo anteriormente lançado do TÝR para “Axes”:

Por mais que o TÝR desejasse escrever, ensaiar e gravar com uma orquestra, conflitos de agenda tornaram impossível reunir a banda e os músicos clássicos no mesmo local ao mesmo tempo. Então, a banda fez a próxima melhor coisa. Com Joensen no comando, eles escreveram dez poderosas músicas para Battle Ballads e, em seguida, o líder da banda enviou as composições para um colega dinamarquês, Lars Winther, que mora na Inglaterra. Winther adicionou as amostras orquestrais, prestando atenção especial ao tom e tempo das músicas para que os violinos, violas, violoncelos, instrumentos de sopro e metais se complementassem aos instrumentos de rock tradicionais. Quando as amostras estavam todas no lugar, o álbum soava impressionante, mas os tons não estavam perfeitamente misturados. Então, o TÝR enviou o álbum para o experiente produtor Jacob Hansen (Volbeat, The Black Dahlia Murder, Amaranthe) na Dinamarca para realizar a mixagem final.

Battle Ballads apresenta a deslumbrante arte de capa de Gyula Havancsak e será lançado em CD e formatos digitais, bem como em vinil nas seguintes variantes de cor:

Battle Ballads apresenta a impressionante arte de capa de Gyula Havancsak e será lançado em formatos de CD, digital e em vinil nas seguintes variantes de cores:

Sea Blue Smoke (EUA)
Maroon Marbled (EUROPA- Ltd. 800)
180g Black (EUROPA – Ltd. 500)
Thunderous Sky Blue Marbled (EUROPA – Ltd. 300)
Teal Green Melt With Red Splatter (EUROPA – Ltd. 200)
Flame Splattered (EUROPA – Ltd. 200)

Pré-encomenda em: metalblade.com/tyr

TÝR:
Heri Joensen – vocal, guitarra
Hans Hammer – guitarra
Gunnar Helmer “Gunz” Thomsen – baixo
Tadeusz “Tad” Rieckmann – bateria

Foto: Gaui H

Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:

https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR6hmy45

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,9k

57k

17,3k

99o

22,6k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress