A cultuada banda de heavy metal Cirith Ungol lançará seu sexto álbum de estúdio, Dark Parade, no próximo dia 20 de outubro, através da Metal Blade Records. Nesta quarta-feira (13), a banda divulgou a capa, o tracklist e o primeiro single do disco.
Poucas bandas na história do heavy metal underground têm uma trajetória tão notável, improvável ou edificante como a do Cirith Ungol. Formado em Ventura, Califórnia, no início dos anos 70, o grupo americano criou um som que o mundo nunca antes havia experimentado. Em vez de canalizar passivamente suas influências, a banda foi levada a criar um som totalmente mais pesado, mais sombrio e mais apocalíptico. Era obscuro e arcano, misterioso e excêntrico, épico e expansivo, mas, acima de tudo, infalivelmente, esmagadoramente pesado, sombrio e bem doom.
Sem perder tempo, a banda iniciou seu retorno de estúdio em 2020, o álbum Forever Black. Assim que o disco foi lançado, o grupo começou a compor músicas para Dark Parade. Então, assim como todos, o Cirith Ungol foi prejudicado pela pandemia global, lutando contra doenças, reclusão, tristeza e depressão na busca para criar uma arte sombria e vibrante. E como os maiores guerreiros, ele perseveraram, trabalhando em uma música de cada vez – danem-se as distrações. A primeira faixa composta foi Relentless, que reforçou a confiança e clareza de visão do Cirith Ungol. O resto do álbum veio naturalmente, alimentado pela miséria pessoal e pela tragédia do colapso mundial.
“Os membros da banda perderam parentes próximos e lutamos o melhor que pudemos contra a pandemia que devastou a população e as economias do planeta”, observa o baterista Rob Garven. “Por mais horrível que tenha sido, foi o cenário perfeito para a nossa mensagem carregada de desgraça de um mundo à beira da destruição”.
Com todas as oito demos concluídas – que estão incluídas na edição expandida do álbum -, o Cirith Ungol começou a gravar Dark Parade em outubro de 2022. Resultado final é um triunfo implacável de pessimismo e dor; uma vista carbonizada enraizada nos modelos crunch-and-crash do clássico doom metal e NWOBHM, porém entregue com produção e perspectiva contemporâneos. O álbum é propulsivo e insistente, refletindo sobre o amor da banda pelo metal, o instinto de destruição e o desgosto pela humanidade.
Desde a majestosa Sailor on the Seas of Fate, de oito minutos de duração, que começa com uma arpejo reflexivo e se transforma em um voleio forte e quase tribal antes de seguir para uma queima lenta e sombria de retribuição e agonia, até os três movimentos finais da saga Dark Parade (composta por Dark Parade, Distant Shadows e Down Below), o último álbum do Cirith Ungol oferece uma trilha sonora metálica de decadência social e colapso ambiental que prenuncia nada menos que a extinção total.
O primeiro single de Dark Parade é a faixa de abertura Velocity (S.E.P.), uma explosão compacata e de ritmo médio de riffs esmagadores e ganchos hábeis que atuam como um microcrosmo para grande parte do álbum carregado de destruição: “Enquanto conversava com (o vocalista) Tim (Baker) e Rob sobre que tipo de música era necessária, foi tomada a decisão de parar de fazer os palhetadas galopantes como era feito muitas vezes nos álbuns anteriores, e começar a fazer os ‘chugs’ mais baixos, mantendo em alguns uma espécie de ligação com o som do Cirith Ungol“, revela o guitarrista Jimmy Barraza. “Desviar-se em direção a uma vibração de (Black) Sabbath ou (Judas) Priest não está longe e acontece inconscientemente”.
A faixa é sobre promessas feitas e dívidas pagas. Faust e Robert Johnson sabiam o que esperar de sua visita à Encruzilhada – grandes recompensas e grandes perdas. Um pouco de sofrimento no Inferno de Dante sempre nos lembrará que os prazeres terrenos que buscamos sempre têm um preço. Venda sua alma, aceite o acordo, sofra as consequências.
“É sobre o que acontece quando vendemos aquilo que nos é caro”, observa Baker. “Nossa alma – se tal coisa existir – nossa dignidade, orgulho e tudo o mais que tivermos que ajudará a selar o acordo em uma busca incessante por dinheiro, poder, glória e domínio sobre os outros”.
Assista abaixo o visualizer do Cirith Ungol para o single Velocity (S.E.P.):
Dark Parade estará disponível em CD digipak, digital e LP nas seguintes variantes de cores:
- LP de edição especial (case com gravação em hot-foil, LP duplo incluindo demos de álbum inteiro, encarte de 12 páginas, 2 pôsteres, impressão de art, sacola) – limitado em 1000 cópias;
- Vinil preto de 180g (exclusivo para União Europeia);
- Vinil marmorizado verde oliva (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
- Vinil marmorizado a carvão (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
- Vinil cinza claro esfumaçado em preto (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
- Vinil dourado “Black Dust” (Metal Blade Store – exclusivo para União Europeia – limitado em 300 cópias);
- Vinil nevoeiro marmorizado (exclusivo para os Estados Unidos);
- Vinil marmorizado cinza/preto (exclusivo para os Estados Unidos).
Pré-encomenda aqui.
Dark Parade Track Listing:
01. Velocity (S.E.P.)
02. Relentless
03. Sailor on the Seas of Fate
04. Sacrifice
05. Looking Glass
06. Dark Parade
07. Distant Shadows
08. Down Below
O Cirith Ungol fará um show especial de lançamento do disco no dia 20 de outubro no The Roxy em West Hollywood, marcando a primeira aparição ao vivo da banda em Los Angeles em 35 anos. A apresentação comemorará o 50° aniversário do The Roxy e a banda tocará Dark Parade na íntegra, seguida por um set completo de material clássico. Além disso, o set será filmado e gravado para um futuro lançamento ao vivo.
CIRITH UNGOL:
Tim Baker – vocal
Jimmy Barraza – guitarra
Greg Lindstrom – guitarra
Rob Garven – bateria
Jarvis Leatherby – baixo
https://www.facebook.com/cirithungolofficial
https://www.instagram.com/cirithungolband
Foto: Peter Beste