Com um conjunto esmagador e imponente de músicas adornadas de elementos clássicos que evocam imagens de cavalos galopantes, espadas se chocando e vitórias duramente conquistadas, com Battle Ballads, o TÝR forjou um álbum que ressoa com seu característico som viking metal. Ao mesmo tempo, a banda experimentou novos estilos de composição e técnicas musicais e criou músicas que são estruturalmente mais simples, porém musicalmente mais variadas. Não há como escapar da meticulosa mistura de melodia e selvageria em Battle Ballads.
“Decidimos conscientemente tornar este um álbum mais direto, com músicas mais fáceis para os ouvintes entenderem imediatamente”, observa o frontman fundador Heri Joensen. “Com Battle Ballads, há elementos progressivos aqui e ali, mas tentamos manter as músicas baseadas em uma ou duas ideias musicais cada, e trabalhar em tudo a partir daí. É mais conciso do que nosso último álbum, mas é mais épico por causa dos elementos sinfônicos.”
Por mais que o TÝR desejasse escrever, ensaiar e gravar com uma orquestra, conflitos de agenda tornaram impossível reunir a banda e os músicos clássicos no mesmo local ao mesmo tempo. Então, a banda fez a próxima melhor coisa. Com Joensen no comando, eles escreveram dez poderosas músicas para Battle Ballads e, em seguida, o líder da banda enviou as composições para um colega dinamarquês, Lars Winther, que mora na Inglaterra. Winther adicionou as amostras orquestrais, prestando atenção especial ao tom e tempo das músicas para que os violinos, violas, violoncelos, instrumentos de sopro e metais se complementassem aos instrumentos de rock tradicionais. Quando as amostras estavam todas no lugar, o álbum soava impressionante, mas os tons não estavam perfeitamente misturados. Então, o TÝR enviou o álbum para o experiente produtor Jacob Hansen (Volbeat, The Black Dahlia Murder, Amaranthe) na Dinamarca para realizar a mixagem final.
Battle Ballads apresenta a deslumbrante arte de capa de Gyula Havancsak e será lançado em CD e formatos digitais, bem como em vinil nas seguintes variantes de cor:
Battle Ballads apresenta a impressionante arte de capa de Gyula Havancsak e será lançado em formatos de CD, digital e em vinil nas seguintes variantes de cores:
Sea Blue Smoke (EUA)
Maroon Marbled (EUROPA- Ltd. 800)
180g Black (EUROPA – Ltd. 500)
Thunderous Sky Blue Marbled (EUROPA – Ltd. 300)
Teal Green Melt With Red Splatter (EUROPA – Ltd. 200)
Flame Splattered (EUROPA – Ltd. 200)
Pré-encomenda em: metalblade.com/tyr
TÝR:
Heri Joensen – vocal, guitarra
Hans Hammer – guitarra
Gunnar Helmer “Gunz” Thomsen – baixo
Tadeusz “Tad” Rieckmann – bateria
Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp: