Sean Killian, frontman do Vio-Lence, um dos nomes lendários do thrash metal americano oriundos da Bay Area de São Francisco, foi diagnosticado há alguns anos com cirrose hepática em fase quatro. A fase quatro é a cirrose descompensada com sangramento gastrointestinal, com taxa de mortalidade de 50% ao ano, sendo, então, considerada o estágio mais grave da doença. Recentemente, Killian falou com March Lowe, da Mosh Mag, para falar de sua batalha contra a doença, que, em parte, foi causada por uma condição genética chamada hemocromatose.
“Descobri em 2016, e foi através de um check-up regular”, disse o vocalista. “Meu exame de sangue voltou e minha contagem de plaquetas estava muito, muito, muito baixa e foi isso que levou meu médico a pedir exame. Foi isso que mostrou que eu tinha cirrose no estágio quatro. Não tinha nenhum sintoma na época, mas, então, alguns meses depois, comecei a ter os sintomas e era como uma daquelas coisas das quais você não desejaria nem para o seu pior inimigo. É tão ruim – todos os sintomas por cerca de 20 meses, quase dois anos lidando com isso. Um dia, tive a chance de conseguir o transplante por meio de um doador vivo.
Meu cunhado, Kevin Rivero, era compatível. Na verdade, muitas pessoas enviaram inscrições e fizeram exames de sangue, e houve algumas compatibilidades. Kevin sempre viveu uma vida limpa. Ele se aposentou da Força Aérea e foi a escolha óbvia. Sentamos e conversamos sobre isso, e era importante para ele que sua sobrinha e sobrinho, meus filhos, tivessem o pai por perto. Foi uma coisa muito altruísta da parte dele, porque não é algo pequeno, como uma cirurgia no joelho. É uma grande cirurgia”.
As cirurgias de Sean e Kevin foram realizadas pela equipe do casal Nancy Ascher e John Roberts. Ascher é presidente do Departamento de Cirurgia da UCSF e especialista em transplantes, de renome nacional. Roberts é chefe do serviço de transplante da UCSF, um dos maiores do país.
“Kevin passou por todos os testes e em 26 de março de 2018, nós dois entramos em uma sala de cirurgia e eles removeram 63% de seu fígado em seu lobo direito, e removeram meu fígado completamente e colocaram o dele. Ele entrou na sala de cirurgia às 7h e saiu por volta das 11h30. Ela (Dra. Ascher) removeu seu fígado e seu marido, Dr. Roberts, tirou meu fígado e colocou essa parte em mim e conectou tudo às veias, vasos sanguíneos, dutos biliares e tudo mais. Entrei na sala de cirurgia às nove da manhã e saí por volta das oito da noite. Eles me acordaram às oito horas da noite seguinte”, recordou Killian.
“Acordei alguns dias depois e estou olhando para o teto do meu quarto de hospital e pensando comigo mesmo: ‘Meu Deus. Acabei de tirar um órgão enorme e importante do meu corpo e eles o substituíram por esta outra coisa, e aqui estou eu, olhando para o teto’. Foi naquele momento que comecei a pensar sobre o show beneficente que Phil (Demmel, guitarrista do Vio-Lence) fez para mim. Eu estava pensando, ‘de alguma forma, tenho que voltar ao palco para pagar essas pessoas que apareceram e ajudaram à mim e à minha família’. Minha recuperação demorou cerca de seis meses, e voltei ao trabalho em setembro de 2018” (Killian é gerente de projeto de uma empresa de construção).
Recentemente, o Vio-Lence lançou um novo single digital, uma versão cover da clássica California Über Alles, do The Dead Kennedys. A banda também filmou um videoclipe para a música com o diretor Scott Kirkeeng. Assista:
Em janeiro, a banda se separou do guitarrista Ray Vegas e o substituiu por ninguém menos do que Bobby Gustafson, ex-Overkill. A formação atual da banda também inclui o baterista Perry Strickland e o baixista Christian Olde-Wolbers (ex-Fear Factory).
Atualmente, o Vio-Lence está trabalhando em material para seu novo EP, provisoriamente previsto para o início de 2021, pela Metal Blade Records.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse https://roadiecrew.com.br/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações