fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

VIVA WANDER TAFFO – São Paulo/SP, 04 de agosto de 2018

Lá se vão dez anos sem Wander Taffo, músico inigualável, que deixou seu nome marcado para sempre na história da música brasileira, graças aos seus trabalhos solo, com a banda Taffo e com o Rádio Táxi, por ter tocado com Rita Lee, Guilherme Arantes, Memphis, Made In Brazil, Gang 90 e as Absurdettes, Secos & Molhados e Joelho de Porco, além de ter sido dono do EM&T (Escola de Música e Tecnologia). Mas é emocionante ver que sua obra continua viva na memória dos fãs e sendo celebrada por amigos músicos. E eles sempre contam com o aval da irmã Fatima Taffo. Fafau, como é chamada pelos mais próximos, teve papel importante na carreira de Wander, pois, além de incentivadora, escreveu várias letras que até hoje são cantadas por admiradores da música de seu saudoso irmão. Emocionada, ela nos disse: “Você pode imaginar o que é batalhar durante dez anos pra trazer o reconhecimento ao grande artista, músico, cantor e compositor que foi Wander Taffo?”. E revelou: “Nós iríamos dar continuidade à banda Taffo em 2008, pois era um projeto e trabalho nosso, quando ele se foi inesperadamente. Então, eu continuei. Foi uma luta árdua sem a presença física dele”. A mais recente homenagem aconteceu em São Paulo e contou com os ex-Dr. Sin Edu Ardanuy, Andria e Ivan Busic, e também com Marco Bavini (solo/Anjos da Noite/Tork), Maurício Gasperini (Rádio Táxi) e o tecladista convidado Tiago Mineiro.

O Sesc Belenzinho estava lotado. Pra se ter uma ideia, os ingressos online foram todos vendidos. O clima, como costumava dizer Wander, era de “alegria solta pelo ar”, mas foi tocante ver o backdrop com a imagem do músico empunhamdo a sua inesquecível guitarra estilizada com o desenho da rosa branca no shape. Assim que a breve introdução rolou no som mecânico Ardanuy, Mineiro e os Busic entraram tocando uma curta instrumental e emendaram com “Olhos de Neon”, uma das músicas mais conhecidas do Taffo, do álbum “Rosa Branca” (1990). O público cantou junto com Andria, que era acompanhado por Bavini nos backing vocals. A qualidade de som estava impecável e assim permaneceu até o fim. Um detalhe bacana era que Ardanuy trajava uma jaqueta com penduricalhos de estrelas prateadas, que pertencia ao próprio Wander Taffo. Na sequência, foi a vez da bela “Pra Dizer Adeus”, um pop/hard cheio de arranjos sofisticados, que entrou na trilha sonora nacional da novela global “O Salvador da Pátria”, em 1989, quando o homônimo debut solo de Wander Taffo foi lançado. Nessa, rolou um duo vocal muito legal entre Andria e Bavini, que fazia as vezes de Wander.

Antes da próxima, algumas vozes na pista gritaram “Taffo” em coro. Nessa pausa, Ivan falou do homenageado: “Tivemos a honra, a felicidade e a benção de termos ao nosso lado, durante alguns anos, esse amigo, mestre, professor e grande ídolo nosso que era o Wander Taffo. E tocando a obra dele o sentimos mais presente do que nunca”. Andria pegou o gancho: “Estamos aqui pra lembrarmos do Wander e faremos isso cada vez mais, porque é uma coisa que a gente gravou e que está na nossa alma. Junto com Wander, deixamos um legado e vamos continuá-lo”, disse. “E quem quiser tocar Taffo, toque, porque merece e porque é música boa. Eu toco isso com o coração, porque foi, é e sempre será a minha vida”, falou com olhos marejados. Dando sequência, Ivan jogou a responsa do próximo riff à Edu e anunciou “Luna Caliente”, uma das músicas mais contagiantes do mencionado álbum solo de Wander, que foi cantada por Bavini. Ao final dessa, Bavini falou algumas palavras e devolveu a bola pra Ivan, que contou um pouco da história da música seguinte, a impactante “Sem Tempo Pra Sofrer”, que caiu bem pro conturbado momento político que vivemos atualmente, sobre o qual o confiante Andria alertou: “vamos mudar isso nessa próxima eleição!”.

Era chegada a hora de anunciar Maurício Gasperini. Sob elogios de Andria, o vocalista do Rádio Táxi chegou cumprimentando os músicos. Antes de tocar a primeira de sua banda, Gasperini foi “sacaneado” por Ivan: “Tive uma ideia. Que tal montarmos uma banda chamada Uber?”. Todos caíram na gargalhada. O baterista não deixou de agradecê-lo ao falar da música “Você Se Esconde” (escrita por Gasperini, Wander Taffo e Lee Marcucci para o disco “Matriz”, de 1986): “Essa fez parte de uma época em que ligar uma (rádio) FM e ouvir uma música desse nível fazia toda a diferença. Quero agradecer à você, o Wander e à todos do Rádio Táxi por nos proporcionarem essas belas notas, enquanto a gente aprimorava nossas músicas”. Mesmo rouco, Gasperini mandou bem. Ao final, ele agradeceu Fatima por manter vivo o legado da banda e anunciou o primeiro sucesso do Rádio Táxi – ainda sem ele na banda: “Garota Dourada”. Essa música, de instrumental que remete ao Journey, foi composta por Wander e Marcucci (seu companheiro dos tempos de Rita Lee) e teve letra escrita pelo renomado jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical e teatrólogo Nelson Motta. Ela, que foi tema principal do filme “Menino do Rio”, de 1981, e gravada no ano seguinte no homônimo debut do Rádio Taxi, foi cantada em uníssono pelo público.

Um momento mais intimista aconteceu em “Feche os Olhos”, que foi cantada e tocada de maneira acústica por Bavini e Gasperini, que foram acompanhados apenas por Mineiro. Essa música, deixada sem letra por Wander, acabou sendo finalizada tempos depois por Fatima Taffo e Gasperini, e recentemente foi gravada por Bavini em seu auto-intitulado primeiro álbum solo. Com todos de volta ao palco, foi a vez de outra do álbum “Matriz”. Mas antes de anunciar “Nova Geração”, Maurício Gasperini mandou o recado: “Essa fizemos numa época em que lutávamos pelas Diretas e pelo direito de eleger, depois de tantos anos de Ditadura Militar. E o que a gente espera do Brasil agora, é que não reelejamos corruptos. Seja de qual partido for, só queremos alguém de ficha limpa”. Depois dessa, Mauricio deixou o palco e a banda mandou a emocionante balada da banda Taffo, “Vento Sul”, de “Rosa Branca”. Uma pausa para troca de guitarra e Bavini aproveitou para apresentar a banda. Falando em guitarra, não é preciso dizer que Ardanuy cumpriu em altíssimo nível a tarefa de executar cada arranjo, riff e solos de Wander Taffo.

A música seguinte, com Bavini na segunda guitarra, foi especial. Segundo Ivan, a inédita “Poder” foi descoberta por Fatima, depois de muitos anos, em uma fita cassete. Era uma música de sobra de Wander, que os músicos que integraram o Taffo terminaram de compor o que faltava dela. Lembrando os tempos da MTV, Ivan anunciou aquela que foi o maior sucesso do Taffo, a aguardada “Me Dê Sua Mão”. Foi de arrepiar que a primeira estrofe teve uma paradinha deixada para a plateia, que a cantou em alto e bom som. Os fãs também assumiram a responsa no trecho da letra em que Andria se emocionou e não conseguiu cantá-la. Depois, foi a vez de “Rosa dos Ventos”, música que teve refrão composto pelos Busic na adolescência e foi finalizada com Wander e Fatima. Essa música era pra ter sido gravada no álbum “Rosa dos Ventos”, mas acabou ficando de fora. Recentemente, Ivan, Andria, Edu, Marco e o ex-tecladista do Taffo Marcelo Souss a gravaram e disponibilizaram o clipe no You Tube, no canal de Wander.

Assim que retornou ao palco, Maurício Gasperini chamou Fatima Taffo, que entrou segurando uma rosa branca que alguém deu à ela (parabéns à quem teve essa ideia genial!). Ela falou do trabalho árduo em sempre promover essas celebrações, contou de sua colaboração na parte lírica e, ao ouvir o público gritando por Dr. Sin, brincou dizendo: “Acho que vamos fazer um Dr. Taffo, pra satisfazer a alegria de toda essa galera”. Fatima também agradeceu à todos que compareceram e aos músicos envolvidos – lembrou até que Wander dizia que Edu Ardanuy era o melhor guitarrista do Brasil e que foi apresentado aos irmãos Busic por ele -, falou de Souss que não pôde estar presente, e ficou para cantar com a banda a música “Sonhos e Rock N’ Roll”.

O show se encaminhava para o final, mas ainda deu tempo de tocar “Nightchild”, uma das músicas mais legais do Taffo, composta e gravada em inglês com o vocalista americano Toddy Griffin. Perto do final dessa, um improviso instrumental provou que a química entre Andria, Ivan e Edu está inabalada. Eles simplesmente detonaram e ouviram a plateia clamar por Dr. Sin novamente. Até deram início ao hino “Emotional Catastrophe” da extinta banda, mas não passaram da introdução. Pra finalizar, os músicos decidiram repetir “Me Dê Sua Mão”. Foi uma noite que certamente fez jus à memória de Wander Taffo e que matou um pouco da saudade que os fãs sentem dele.

Ao final do show, a ROADIE CREW conversou com todos os músicos, que falaram sobre mais essa homenagem a Wander Taffo: “Na época da banda, ele sempre me chamava no palco, mesmo eu sendo ainda moleque, com dezesseis, dezessete anos. Até hoje eu não entendo o porquê, independente da minha amizade com os irmãos Busic, ele era um incentivador”, contou Bavini. “Todo mundo que subiu nesse palco foi discípulo do Wander de alguma forma. Eu tinha 23 anos quando entrei no Rádio Taxi. Eles trocaram de vocalista, me escolheram, uma responsa difícil na época, pois eles já eram sucesso. ‘Cadê o cantor?’. Eu ouvia isso no começo… Imagina ter o apoio desse cara, foi uma escola itinerante pra mim e pra todos eles”, lembrou Gasperini. “É um grande prazer homenagear o mestre o Wander Taffo, uma grande responsabilidade. Dá um frio na barriga, mas é um grande prazer não só estar homenageando esse que à mim sempre foi referência como guitarrista, como também estar encontrando meus irmãos do Dr. Sin”, comemorou Ardanuy. “Qualquer encontro com amigos pra tocar é incrível. Lembrando uma fase mágica da nossa vida tocando com um ídolo nosso que era o Wander, que depois se tornou família, é mais especial ainda. O mais bonito é que todo show que a gente faz desse tributo, a energia que vai da gente pra galera e deles pra nós é incrível”, vibrou Ivan. “Se não for assim é bom nem fazer. Senão, fica aquela coisa forçada. Tem que ser bacana, aquela vibe boa”, concluiu Andria. Fatima Taffo falou sobre a receptividade dos fãs ao evento: “Ver tudo isso, Sesc lotado e todos cantando, nossa… Foi uma emoção incrível e muito gratificante, o reconhecimento que sempre busquei pra banda Taffo. Estou muito feliz por ter conseguido juntar esses músicos incríveis, que trazem o legado na perfeição! Sou muito grata a eles e aos fãs, que estão sempre junto, apoiando com muito carinho”. E Fatima antecipou: “Aguardem, que está vindo muita coisa incrível. Finalmente!”.

Set list:

Intro / Olhos de Neon

Pra Dizer Adeus

Luna Caliente

Sem Tempo Pra Sofrer

Você Se Esconde

Garota Dourada

Feche os Olhos

Nova Geração

Vento Sul

Poder

Me Dê Sua Mão

Rosa dos Ventos

Sonhos de Rock’n’Roll

Nightchild

Me Dê Sua Mão (reprise)

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #278
Janeiro/Fevereiro

SIGA-NOS

43,6k

57k

17,3k

1k

22,4k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes