Os anos 1980 representaram um período curioso na história da indústria musical. O surgimento da MTV aumentou o poder cultural de artistas — como consequência, nunca se vendeu tanto. Porém, houve também resistência a isso, com movimentos conservadores voltados contra principalmente o heavy metal. Nesse cenário, o W.A.S.P. ficou entre os alvos principais desde o primeiro single.
Em entrevista ao canal Bang-A-Gonzo (transcrição via Rock Celebrities), Blackie Lawless discutiu a polêmica em torno do compacto, “Animal (F**k Like a Beast)”. A música foi lançada nos Estados Unidos como compacto, de maneira independente, após a Capitol Records vetar sua inclusão no primeiro álbum do grupo pela letra de cunho sexual e violento.
A faixa fez parte da lista apelidada Filthy Fifteen, compilada pelo comitê Parents Music Research Center (PMRC), que trazia as canções mais obscenas da música popular da época. Isso levou o grupo a receber ameaças, que afetaram Lawless.
Ele contou:
“Mudou tudo sobre a maneira que a gente abordava composição de álbuns. Certamente me mudou como pessoa, me deixou mais introvertido. Demorou anos para entender o que tinha acontecido, que eu tinha síndrome de estresse pós-traumático.”
Detalhando as ameaças, o artista complementou:
“Digo, nós recebemos milhares de ameaças de morte. Atiraram contra a gente algumas vezes. Ameaças de bomba. Muitos shows precisavam… estaríamos tocando num lugar e precisavam vasculhar o local. Demorava duas horas pra trazer todo mundo de volta pra dentro. Isso acontecia regularmente.”
W.A.S.P., PMRC e Parental Advisory
A polêmica levou à introdução da etiqueta de Parental Advisory, que avisava aos pais de conteúdo inapropriado para menores em álbuns musicais. Curiosamente, o período de maior sucesso comercial do W.A.S.P. foi justamente após essa controvérsia toda. Os dois primeiros álbuns da banda — W.A.S.P. (1984) e The Last Command (1985) — receberam certificação de ouro nos Estados Unidos.
Quanto a “Animal (F**k Like a Beast)”, a canção não faz mais parte do repertório ao vivo do grupo. Blackie revelou em entrevistas ao longo dos anos como a música não se alinha mais aos seus valores e seu desconforto com a ideia de garotos adolescentes cantando a letra.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.