O veterano X Japan, um dos grupos mais consagrados da música pesada do Japão, está de volta e com música nova após oito anos. Angel é o nome da nova balada da banda comandada pelo ilustre baterista, pianista e vocalista Yoshiki. Autor da letra, Yoshiki comentou: “Angel é uma das baladas mais pessoais e emocionais da banda”.
A distribuição global do single Angel está sendo feita através do conglomerado Melodee Music/Ingrooves/Virgin Music Group. Confira:
O último single do X Japan, lançado no longínquo ano de 2015, havia sido Born to Be Free. Atualmente, o grupo prepara seu novo álbum de estúdio, o qual será o primeiro em 27 anos desde Dahlia e também desde a reunião do grupo em 2007. O disco vem sendo pensado há muitos anos, aparentemente finalizado em 2018, porém segue engavetado. Também em 2018, Yoshiki antecipou em entrevista que o próximo trabalho da banda deverá incluir uma colaboração com o polêmico Marilyn Manson. Sobre o futuro do X Japan, Yoshiki declarou:
“Eu sei que já faz muito tempo”, admitiu. “Mas quando você ouve o som, irá entender por que custou tanto. 99% das músicas são em inglês e é o nosso primeiro álbum que visa o público de todo o mundo. É bastante provocativo, é eletrico. Mesmo que as pessoas queira dizer que o X Japan é heavy metal ou hard rock, o álbum é muito elétrico e abrange uma ampla gama. Espero que este álbum possa contribuir para trazer o rock para o mainstream. Tenho certeza”.
Yoshiki continuou: “Fui influenciado por muitos tipos de música, do hardcore/punk rock à música clássica e tudo mais, porém tento me concentrar na parte do rock, que é o meu forte. Eu também tento não pensar no que as pessoas e fãs do X Japan querem. Hoje, os artistas podem conversar com os fãs diretamente pelas redes sociais. Não me entenda mal – suas opiniões são extremamente importantes -, mas para criar arte, às vezes você tem que ser egoísta à sua maneira”.
O próximo álbum do X Japan ainda não tem título revelado (ou definido) e nem data informada. Segundo o baterista, deverá ser um trabalho bastante emocional. Vale ressaltar que desde o último álbum da banda dois de seus integrantes, Hideto “Hide” Matsumoto (guitarra) e Taiji (baixo), faleceram, respectivamente em 1996 e em 2011.
O X Japan conquistou o reconhecimento do público de rock do mundo todo, apresentando-se fora de suas fronteiras. Entre suas conquistas mais marcantes estão o festival Coachella e as lendárias arenas Wembley Stadium e Madison Square Garden. O grupo também bateu recorde de lotação no Tokyo Dome e vendeu mais de 30 milhões de discos e singles em todo o mundo. Em 2018, estreou em 30 países o documentário da banda, intitulado We Are X, que ganhou prêmios nos festivais de cinema SXSW e Sundance.