fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Abril Pro Rock potencializa artistas femininas em sua programação

POR ASSESSORIA

Para a sua 30ª edição da história, o Abril Pro Rock (APR) traz a presença das mulheres em 33% das atrações. Entre elas estão The Damnnation (SP) e Crypta (SP), compostas 100% por artistas femininas. Ambas se apresentam no APR pela primeira vez, no Clube Português, no mesmo dia, 13 de maio.

A The Damnnation (SP), que surgiu em 2019, é composta pela vocalista e guitarrista Renata Petrelli, Aline Dutchi no baixo e Janaína Melo na bateria. Em 2022, o trio lançou o primeiro álbum “Way Of Perdition”. Antes, produziu o EP “Parasite”.

Do metal nacional, a Crypta — fundada em 2019 — tem um quarteto em sua formação: Fernanda Lira (vocal e baixo), Luana Dametto (bateria), Jéssica di Falchi (guitarra) e Tainá Bergamaschi (guitarra). As duas primeiras são as criadoras do grupo, que iniciou oficialmente as atividades em maio de 2020. De lá pra cá, apresentou o álbum de estreia — Echoes of the Soul —, em junho de 2021, passando pela América Latina e Europa. No Brasil, realizou show no Rock in Rio 2022. Atualmente, está em turnê no exterior com Morbid Angel e prepara o seu segundo disco, com previsão de lançamento ainda este ano.

Além da Crypta e The Damnnation, mais quatro bandas da grade do APR têm uma mulher como linha de frente no vocal – Torture Squad (SP) – Mayara Puertas; Hatefullmuder (RJ) – Angelica Burns; Surt (PE) – Dimitria; Corja! (CE) – Haru Cage.

Há também outra banda da programação do festival que conta com uma mulher, a Gangrena Gasosa (RJ), agitada pela percussão de Gê Vasconcelos.

A mulher que inventou o rock

Sister Rosetta Tharpe (1915 -1973) é a criadora do gênero. Ela uniu o gospel ao blues e acelerou sua batida no final dos anos 30. Também guitarrista, foi roqueira antes mesmo de Little Richard ou Elvis Presley ficarem populares, levando consequentemente o ritmo para a massa.

Confira a programação de bandas com mulheres

13.05 – Sábado
CRYPTA (SP)
TORTURE SQUAD (SP)
THE DAMNNATION (SP)

14.05 – Domingo
GANGRENA GASOSA (RJ)
HATEFULLMUDER (RJ)
CORJA! (CE)
SURT (PE)

The Damnnation | Foto: Jessica Marinho

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

45k

57k

17,3k

989

22,6k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress