fbpx
Roadie News

ALEXANDRE DE ORIO: guitarrista fala sobre a experiência de lecionar na Índia

Conhecido por sua estrada no heavy metal ao lado do Claustrofobia, onde esteve por quase 20 anos, o experiente guitarrista e professor Alexandre de Orio, que também integra o Quarteto de Guitarras Kroma, o projeto solo de Sérgio Britto (Titãs), diretor musical da School of Rock Guarulhos e professor da pós-graduação em Rock pela Faculdade Santa Marcelina, recebeu um convite inusitado para lecionar alguns meses na Swarnabhoomi Academy of Music, localizada na cidade de Chennai, na Índia. “É como se fosse uma ULM (Universidade Livre de Música, atual EMESP), e os alunos tem uma carga horária de faculdade, vão todos os dias. A Swarnabhoomi, conhecida como um dos melhores lugares para estudar música, conta com estudantes de várias partes da Índia. Alguns alunos que passaram por aqui gravaram músicas famosas do cinema indiano que é fortíssimo, o chamado Bhollywood”, conta Alexandre de Orio. “As minhas aulas são mais voltadas ao jazz, mas, obviamente, também estou passando bastante conteúdo sobre a música brasileira, os ritmos etc. Apesar disso, temos muitos alunos que gostam de metal e eles curtem muito o Sepultura”, acrescentou.

Embora lecionando jazz e música brasileira, o lado metal do guitarrista foi colocado em prática a pedido dos alunos. “Quando eles souberam que também toco metal e que já toquei com o Sepultura na época do Claustrofobia e fiz alguns eventos com o baterista Eloy Casagrande, eles pediram que eu tocasse algumas vezes Sepultura nas apresentações. Acabei gravando ‘Arise’ com uma banda local chamada Godless. Na verdade, fizemos uma jam e gravamos ao vivo”, detalha. “O baterista chama Vishnu Reddy e é o professor de bateria da Swarnabhoomi. Gravei um vídeo com ele, em que ele faz um link entre o Konnakol (que é a arte de colocar sílabas no ritmo) e o Metal. Ele dá alguns exemplos e também mostra um trecho de uma música do Meshuggah. O baixo quem gravou foi o Diretor da Academia (Siddhartha), que também curte metal e toca Djent.”

Como a Swarnabhoomi Academy of Music costuma realizar um ‘Summer Camp’ em julho, vários artistas e músicos da Índia compareceram para ministrar workshops e tocar. Alexandre de Orio esteve presente com um workshop voltado ao conteúdo de seu livro “Metal Brasileiro”, utilizando ritmos brasileiros para a construção de riffs de metal”. “Estou aproveitando para assistir as aulas de Konnakol e Melakharta Ragas, que são duas disciplinas voltadas à música indiana. Está sendo incrível ter contato com essa música riquíssima”, comemora.

De Orio postou em seu canal no YouTube um vídeo do professor de Melakartha Ragas, o mandolinista Aravind Bhargav, ensinando um dos 72 ragas existentes. “Ele foi aluno de um dos maiores músicos da Índia, U. Shrinivas, que tocou com grandes nomes, como Miles Davis e John McLaughlin. Estou compondo uma música com ele, que será um tributo a esse guru dele, e estamos fazendo uma fusão entre a música brasileira e a música Carnática. Talvez tenha alguma coisa de metal também nesse meio”, revela. “Em breve, deve sair mais uma música que gravei do Sérgio Britto aqui, a ‘Sol e Água Limpa’. Fiz uma fusão com elementos indianos e pedi para o professor de canto, Abhishek, colocar nos espaços, entre os versos, improvisar aqueles vocalizes típico da música indiana”, conclui De Orio.

Bacharel em guitarra pela FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado, do grupo FMU) e pós-graduado em “Estruturação e Linguagem Musical” pela Faculdade de Música Carlos Gomes, “Docência Superior em Música” pela FAAM e “Violão: Pedagogia e Performance” pela Faculdade Santa Marcelina, De Orio é o idealizador do projeto Metal Brasileiro e autor do livro “Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra – Volume 1 – Samba Metal”, no qual explica, de forma mais científica, a fusão do heavy metal com ritmos brasileiros.

Site relacionado: www.alexandredeorio.com
Instagram: @alexandredeorio
YouTube: youtube.com/alexandredeorio

Confira os vídeos da experiência de Alexandre de Orio na Índia:

– Aravind Bhargav e Alexandre de Orio (“Melakartha Ragas – Swarnabhoomi Academy of Music”): 

– “Arise” Tribute to Sepultura na Swarnabhoomi Academy of Music:

– Summer Camp: 

Imprensa – ASE Music:

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew

Fechar
Fechar