fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

BLACK SABBATH tocava para marinheiros e prostitutas no início, segundo BILL WARD

Antes de se tornar uma das bandas mais importantes da história do rock como um todo, o BLACK SABBATH era como milhões de outros artistas pelo mundo. Os músicos se apresentavam onde conseguiam. E no caso específico deles, tal jornada os levou pelo mesmo caminho dos BEATLES.

Em entrevista à Goldmine (via Guitar), BILL WARD relembrou os primórdios do grupo. Segundo o baterista, o SABBATH realizou uma temporada como atração residente do Star-Club em Hamburgo, onde o quarteto de Liverpool apurou sua técnica quase uma década antes.

Ele falou sobre a experiência:

“A gente só tinha público mesmo nos fins de semana – e geralmente tinha uma banda mais famosa de headliner. Durante a semana era só a gente tocando para alguns marinheiros e prostitutas, e era isso.”

WARD, contudo, destacou a importância do período em um aspecto chave. Foi em Hamburgo que o BLACK SABBATH, assim como os BEATLES, definiu sua sonoridade.

“Acho que compomos a maior parte do primeiro ou segundo álbuns ali porque era tudo que tinha pra fazer. Não tínhamos dinheiro pra sair, então usamos a experiência como ensaio… e pra compor músicas.”

Show de despedida do BLACK SABBATH

BILL WARD voltou às notícias recentemente pois a possibilidade de uma reunião final do BLACK SABBATH parece cada vez maior. Após o vocalista OZZY OSBOURNE expressar seu desejo de realizar um show derradeiro com os quatro integrantes clássicos, o guitarrista TONY IOMMI e o baterista GEEZER BUTLER apoiaram a ideia em entrevistas subsequentes. O baterista, porém, ficou quieto de início.

A relação entre o músico e o resto da banda se tornou bastante complicada nos últimos anos. Após uma reunião anunciada em 2011, WARD acabou ficando de fora do álbum final do SABBATH, 13 (2013). BRAD WILK (RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE) ocupou o lugar na ocasião. Nos shows seguintes, TOMMY CLUFETOS, da banda de apoio de OSBOURNE, assumiu o posto.

Entretanto, WARD quebrou seu silêncio sobre um último show do SABBATH no começo de agosto. O baterista fez um post de Instagram no qual afirmou ter interesse na ideia — e, no alto de seus 76 anos, saúde o suficiente para tocar.

Ele escreveu:

“Olá a todos,

BILL WARD verificando as atualizações sobre um possível show do SABBATH na Inglaterra.

Estou disposto a tocar alguns dos velhos (clássicos) favoritos de todos.

Adorava tocá-los na época, e adoraria tocá-los mais uma vez.

Não vou falar publicamente sobre minha saúde, exceto para dizer que, todos os dias, estou razoavelmente bem para meus 76 anos, sou ativo musicalmente todos os dias, e tenho uma vida muito ocupada e gratificante.

Amo todos vocês, o tempo todo.”

A especulação de uma reconciliação entre a banda e WARD começou após um episódio no primeiro semestre de 2024 do podcast apresentado por OZZY, The Madman Chronicles. Nele, o cantor expressou arrependimento pelo fato de o baterista não ter participado do último álbum e das turnês até o fim do grupo, concretizado em 2017.

Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #283
Novembro/Dezembro

SIGA-NOS

48,8k

57k

17,2k

978

23,2k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress