fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

CIRITH UNGOL revela detalhes do novo EP, “Half Past Human”; Ouça “Brutish Manchild”

O que é velho tornou-se novo novamente. Em 28 de maio de 2021, os mestres do caos do heavy metal em Ventura, na Califórnia, que atendem por Cirith Ungol, contra-atacam com um EP muito especial intitulado Half Past Woman. O globo foi devastado por uma pandemia após o lançamento do triunfante álbum de reunião da banda, Forever Black, em abril de 2020. Planos de turnê cuidadosamente traçados foram frustrados. Enquanto o tempo parava, o Cirith Ungol cavou fundo suas criptas de arquivos, retirando as brumas veladas da história para expor joias há muito tempo esquecidas de seu histórico passado. Ao fazer isso, a banda exumou quatro canções compostas em uma época passada, porém nunca devidamente incluídas como parte de sua lendária discografia. O Cirith Ungol varreu a poeira dessas relíquias preciosas, convocando forças mortas de volta à vida. Cada música foi reinventada para os dias atuais, injetadas com uma nova dose de poder e vitalidade, preservando seu misticismo de marca registrada e permanecendo encharcada de sinistra energia apocalíptica. Gravado sob o olhar atento do produtor Armand John Anthony (Night Demon, Bewitcher, Gywax) na escuridão de 2020, Half Past Human promete ser uma adição valiosa às coleções musicais das legiões leais do Cirith Ungol. Mantendo a tradição, o pacote é completado pela impressionante arte da capa, cortesia do aclamado artista de fantasia Michael Whelan, da série original de Elric.

Half Past Human será lançado pela Metal Blade Records em CD Digipack, vinil e download digital no próximo dia 28 de maio de 2021.

Pre-order do álbum digital: iTunes | Bandcamp | Spotify | Amazon MP3 | Deezer

Álbum físico: Indiemerch (USA) | Kings Road (Europe) | Eyesore Merch (UK)

Tracklist de Half Past Human

1 Route 666

2 Shelob’s Lair

3 Brutish Manchild

4 Half Past Human

O Cirith Ungol foi formado em Ventura, Califórnia, no início dos anos 1970, muito antes que os tropos rígidos e as tradições pesadas que definem o gênero heavy metal de hoje tivessem tomado forma. Não havia livro de regras, nenhum modelo a seguir, então o Cirith Ungol simplesmente inventava conforme eles avançavam. De acordo com o baterista Robert Garven, mesmo naqueles primeiros dias, a ambição ardente da banda era tocar “o metal mais pesado conhecido pelo homem”. A abordagem lírica do Cirith Ungol foi profundamente influenciada pela literatura de alta fantasia de JRR Tolkien (cujo opus O Senhor Dos Aneis derivou seu nome) e Michael Moorcock. Entre 1981 e 1991, o Cirith Ungol lançou quatro aclamados álbuns, incluindo o lendário King of the Dead (1984) e One Foot in Hell (1986). Apesar de acumular um culto apaixonado em ambos os lados do Atlântico, o sucesso comercial e financeiro escapou da banda, o que levou Garven e o vocalista Tim Baker a colocarem o Cirith Ungol para descansar em maio de 1992.

Em 8 de outubro de 2016, o Cirith Ungol retornou oficialmente ao palco como atração principal do festival “Frost and Fire II”, no Majestic Ventura Theatre, tocando para uma casa lotada de fãs, que convergiram para a cidade natal da banda, para testemunhar o rei dos mortos ressuscitar do túmulo. Aquela noite foi uma justificativa. Nas palavras de Garven: “Quando as estrelas antigas se alinharam, o Cirith Ungol rastejou para fora de seu velho sono para causar estragos em um mundo desavisado”. Dois dias depois, recém-saído de seu triunfo no “Frost and Fire”, a banda foi homenageada pela cidade de Ventura, que proclamou a data de 10 de outubro de 2016 como o Dia do Cirith Ungol.

Nos anos seguintes, o grupo manteve seu objetivo de levar sua música ao maior número possível de fãs ao redor do mundo, realizando shows em festivais de alto perfil na América do Norte, Europa e América do Sul. Em 2019, a banda lançou um expansivo álbum duplo ao vivo, pacote multi-DVD e box set. Intituladas I’m Alive, essas gravações capturaram o Cirith Ungol no auge de seus obscurecidos poderes místicos diante de multidões arrebatadoras na Grécia e na Alemanha. Em abril de 2020, o Cirith Ungol recompensou a paciência e a lealdade de sua fanática base de fãs com Forever Black, sua primeira coleção de material totalmente inédito em quase três décadas. Aclamado por críticos e fãs, Forever Black é uma prova da vitalidade contínua da banda e da primazia duradoura no panteão do metal clássico. É uma continuação da mitologia Cirith Ungol e um punho desafiador para o rosto de qualquer incrédulo que duvidou da determinação inabalável da banda e da dedicação fervorosa à sua misteriosa e enigmática arte. Agora, o legado cresce com o lançamento do EP Half Past Human.

Como Robert Garven gosta de dizer, o Cirith Ungol continua sendo “um turbilhão de metal e caos descendente!”.

O Cirith Ungol é formado por:

Tim Baker – vocal

Greg Lindstrom – guitarra

Robert Garven – bateria

Jim Barraza – guitarra

Jarvis Leatherby – baixo

Order at: http://www.metalblade.com/cirithungol

Edições avulsas, assinatura física e digital.

Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop

Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #278
Janeiro/Fevereiro

SIGA-NOS

43,6k

57k

17,3k

1k

22,4k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes