fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Veterano CIRITH UNGOL anuncia novo álbum, “Dark Parade”; confira o primeiro single

Banda fará show no The Roxy (EUA) no dia 20 de outubro tocando o álbum na íntegra e mais clássicos; apresentação será filmada para futuro lançamento ao vivo

A cultuada banda de heavy metal Cirith Ungol lançará seu sexto álbum de estúdio, Dark Parade, no próximo dia 20 de outubro, através da Metal Blade Records. Nesta quarta-feira (13), a banda divulgou a capa, o tracklist e o primeiro single do disco.

Poucas bandas na história do heavy metal underground têm uma trajetória tão notável, improvável ou edificante como a do Cirith Ungol. Formado em Ventura, Califórnia, no início dos anos 70, o grupo americano criou um som que o mundo nunca antes havia experimentado. Em vez de canalizar passivamente suas influências, a banda foi levada a criar um som totalmente mais pesado, mais sombrio e mais apocalíptico. Era obscuro e arcano, misterioso e excêntrico, épico e expansivo, mas, acima de tudo, infalivelmente, esmagadoramente pesado, sombrio e bem doom.

Sem perder tempo, a banda iniciou seu retorno de estúdio em 2020, o álbum Forever Black. Assim que o disco foi lançado, o grupo começou a compor músicas para Dark Parade. Então, assim como todos, o Cirith Ungol foi prejudicado pela pandemia global, lutando contra doenças, reclusão, tristeza e depressão na busca para criar uma arte sombria e vibrante. E como os maiores guerreiros, ele perseveraram, trabalhando em uma música de cada vez – danem-se as distrações. A primeira faixa composta foi Relentless, que reforçou a confiança e clareza de visão do Cirith Ungol. O resto do álbum veio naturalmente, alimentado pela miséria pessoal e pela tragédia do colapso mundial.

“Os membros da banda perderam parentes próximos e lutamos o melhor que pudemos contra a pandemia que devastou a população e as economias do planeta”, observa o baterista Rob Garven“Por mais horrível que tenha sido, foi o cenário perfeito para a nossa mensagem carregada de desgraça de um mundo à beira da destruição”.

Com todas as oito demos concluídas – que estão incluídas na edição expandida do álbum -, o Cirith Ungol começou a gravar Dark Parade em outubro de 2022. Resultado final é um triunfo implacável de pessimismo e dor; uma vista carbonizada enraizada nos modelos crunch-and-crash do clássico doom metal e NWOBHM, porém entregue com produção e perspectiva contemporâneos. O álbum é propulsivo e insistente, refletindo sobre o amor da banda pelo metal, o instinto de destruição e o desgosto pela humanidade.

Desde a majestosa Sailor on the Seas of Fate, de oito minutos de duração, que começa com uma arpejo reflexivo e se transforma em um voleio forte e quase tribal antes de seguir para uma queima lenta e sombria de retribuição e agonia, até os três movimentos finais da saga Dark Parade (composta por Dark ParadeDistant ShadowsDown Below), o último álbum do Cirith Ungol oferece uma trilha sonora metálica de decadência social e colapso ambiental que prenuncia nada menos que a extinção total.

O primeiro single de Dark Parade é a faixa de abertura Velocity (S.E.P.), uma explosão compacata e de ritmo médio de riffs esmagadores e ganchos hábeis que atuam como um microcrosmo para grande parte do álbum carregado de destruição: “Enquanto conversava com (o vocalista) Tim (Baker) e Rob sobre que tipo de música era necessária, foi tomada a decisão de parar de fazer os palhetadas galopantes como era feito muitas vezes nos álbuns anteriores, e começar a fazer os ‘chugs’ mais baixos, mantendo em alguns uma espécie de ligação com o som do Cirith Ungol, revela o guitarrista Jimmy Barraza“Desviar-se em direção a uma vibração de (BlackSabbath ou (Judas) Priest não está longe e acontece inconscientemente”.

A faixa é sobre promessas feitas e dívidas pagas. Faust Robert Johnson sabiam o que esperar de sua visita à Encruzilhada – grandes recompensas e grandes perdas. Um pouco de sofrimento no Inferno de Dante sempre nos lembrará que os prazeres terrenos que buscamos sempre têm um preço. Venda sua alma, aceite o acordo, sofra as consequências.

“É sobre o que acontece quando vendemos aquilo que nos é caro”, observa Baker“Nossa alma – se tal coisa existir – nossa dignidade, orgulho e tudo o mais que tivermos que ajudará a selar o acordo em uma busca incessante por dinheiro, poder, glória e domínio sobre os outros”.

Assista abaixo o visualizer do Cirith Ungol para o single Velocity (S.E.P.):

Dark Parade estará disponível em CD digipak, digital e LP nas seguintes variantes de cores: 

  • LP de edição especial (case com gravação em hot-foil, LP duplo incluindo demos de álbum inteiro, encarte de 12 páginas, 2 pôsteres, impressão de art, sacola) – limitado em 1000 cópias;
  • Vinil preto de 180g (exclusivo para União Europeia);
  • Vinil marmorizado verde oliva (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
  • Vinil marmorizado a carvão (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
  • Vinil cinza claro esfumaçado em preto (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
  • Vinil dourado “Black Dust” (Metal Blade Store – exclusivo para União Europeia – limitado em 300 cópias);
  • Vinil nevoeiro marmorizado  (exclusivo para os Estados Unidos);
  • Vinil marmorizado cinza/preto (exclusivo para os Estados Unidos).

Pré-encomenda aqui.

Dark Parade Track Listing:
01. Velocity (S.E.P.)
02. Relentless
03. Sailor on the Seas of Fate
04. Sacrifice
05. Looking Glass
06. Dark Parade
07. Distant Shadows
08. Down Below

Cirith Ungol fará um show especial de lançamento do disco no dia 20 de outubro no The Roxy em West Hollywood, marcando a primeira aparição ao vivo da banda em Los Angeles em 35 anos. A apresentação comemorará o 50° aniversário do The Roxy e a banda tocará Dark Parade na íntegra, seguida por um set completo de material clássico. Além disso, o set será filmado e gravado para um futuro lançamento ao vivo.

CIRITH UNGOL:
Tim Baker – vocal
Jimmy Barraza – guitarra
Greg Lindstrom – guitarra
Rob Garven – bateria
Jarvis Leatherby – baixo

https://www.facebook.com/cirithungolofficial

https://www.instagram.com/cirithungolband

https://twitter.com/cirithu

Foto: Peter Beste

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #278
Janeiro/Fevereiro

SIGA-NOS

43,2k

57k

17,4k

1k

22,3k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes