David Ellefson, o incansável baixista do Megadeth, através de sua David Ellefson Youth Music Foundation, organização sem fins lucrativos, lançou o projeto #SchoolsOut, com o intuito de oferecer sessões individuais de mentoria e aulas de música, via Skype, para estudantes que não estão podendo ir à escola devido às novas restrições impostas por conta da pandemia do Coronavírus.
A ideia surgiu do parceiro de negócios de Ellefson, o vice-presidente da David Ellefson Youth Music Foundation e também vocalista de sua homônima banda solo, Thom Hazaert, que lhe sugeriu lecionar aulas gratuitas de baixo, no período em que as pessoas estão orientadas a manter distância social.
Hazaert explica a iniciativa: “David e eu estávamos discutindo maneiras de retribuir durante a epidemia de COVID-19, pondo alguma positividade em um momento incomparável de crises e incertezas. A missão da nossa fundação é tentar ajudar a manter a música nas escolas, mas o que acontece quando as crianças não podem ir à escola? Como estou sentado em casa com meus inquietos dois filhos, no exílio basicamente forçado, isso me atingiu”.
A David Ellefson Youth Music Foundation fez parceria com a Grammy Music Education Coalition, para oferecer sessões especiais “School’s Out” para distritos escolares parceiros da rede G.M.E.C. – incluindo Nashville e a Filadélfia -, que fornecerá suporte promocional e logístico adicional. A parceria tem como objetivo também conceder subsídios e instrumentos para estudantes individuais e programas de música necessários, concentrando-se em áreas rurais, como a cidade natal de Ellefson, Jackson (MN).
Hazaert comenta a respeito: “Começamos a conversar sobre David fazer algumas aulas on-line com crianças, através da fundação, e depois tivemos a ideia de também recrutar alguns de nossos outros amigos. Depois conversamos com nossos amigos na Grammy Music Education Coalition, e isso realmente ganhou nova vida e se tornou uma iniciativa massiva”.
David Ellefson acrescenta: “Quando uma pessoa sofre, todos sofremos, e este é um momento sem precedentes na história, quando todos nós ao redor do mundo estamos unidos por uma causa comum. A música e as artes sempre foram alguns dos nossos maiores curandeiros, como nenhum outro”.
A fundação de David Ellefson foi oficialmente lançada no “David Ellefson’s Day”, em 2018, na cidade onde ele nasceu. Foi quando ele retornou e recebeu as boas vindas dos locais, como um herói da cidade. Ele se apresentou na escola que estudou, a Jackson High School, que fez uma doação para seu programa de música. Foi lá que Ellefson se formou no ensino médio em maio de 1983, cinco dias antes de se mudar para Hollywood. Além do evento em Jackson, a D.E.Y.M.F. participou de vários eventos em todo o país, vários deles com a G.M.E.C.
A iniciativa #SchoolsOut é uma consequência natural desse impulso de retribuir, com o foco rural. “Cresci em uma área rural”, diz Ellefson. “A escola rural e os programas de música têm um lugar especial na minha vida, porque esses programas foram o que me atraiu para a música. Toquei saxofone tenor na orquestra, na banda marcial. Peguei o baixo e entrei para a banda de jazz. Esses programas de música me educaram e me levaram à uma carreira musical profissional”, revelou.
Além de Ellefson, o projeto #SchoolsOut contará com vários outros músicos renomados. “Sou eternamente grato aos nossos amigos da comunidade criativa, que gentilmente ofereceram seus conhecimentos para colocar um sorriso no rosto de tantas pessoas necessitadas no momento. Que este seja um momento em que todos possamos nos unir sob a bandeira da música e deixar nossa criatividade imperar”.
As sessões de vídeo serão realizadas por renomados artistas de rock e metal. Além de David Ellefson, a lista conta com seus parceiros de Megadeth Dirk Verbeuren e Kiko Loureiro, e também com Frank Bello (Anthrax), Jimmy DeGrasso (Ex-Megadeth, Alice Cooper), Ron “Bumblefoot” Thal (Sons of Apollo, ex-Guns N ‘Roses), Chris Kael (Five Finger Death Punch), Chad Szeliga (Black Star Riders, Walking with Lions), Phil Demmel (ex-Machine Head), Dave McClain (Sacred Reich, ex-Machine Head), Clint Lowery (Sevendust), Nita Strauss (Alice Cooper), Brandan Schieppatti (Bleeding Through), Thom Hazaert (Ellefson Band), Alex Snowden (Doll Skin), Sydney Dolezal (Doll Skin), Ra Diaz (Suicidal Tendencies), Shani Kimelman (Michael Jackson ONE by Cirque Du Soleil), Marc Rizzo (Soulfly), Jeff Duncan (Armored Saint), Rusty Cooley e muitos outros que serão anunciados.
Em entrevista ao site USA Today, Ellefson comentou sobre as participações: “Tínhamos uma lista incrível de artistas premiados com Grammy, e também Discos de Ouro e Platina. Então, foi realmente um momento simplesmente maravilhoso para todo mundo se reunir”.
Ellefson também mencionou outro lado positivo do projeto: “Todos estamos fora da estrada no momento, e tenho certeza de que todo mundo vai começar a se sentir um pouco louco e, honestamente, isso ajudará a manter a todos nós em um modo de caridade. Isso nos ajudará a permanecermos positivos”, disse o baixista. “Vamos deixar agora a música elevar o ânimo das pessoas em todo o país e em todo o mundo”, concluiu.
Para mais informações e também doações, acesse:
https://fundrazr.com/d1dpq7?ref=ab_b8tF38
Acesse também: