Se você é fã de heavy metal, e se tem acompanhado com atenção o que tem rolado nas últimas décadas dentro do estilo, certamente o nome do guitarrista canadense DEVIN TOWNSEND não passa despercebido. Seja pelo seu trabalho com o STRAPPING YOUNG LAD, no DEVIN TOWNSEND PROJECT ou na banda solo, o cara é uma das mais criativas e significativas personalidades do metal das últimas décadas, e a abrangência de sua obra influenciou quase que de maneira incalculável o cenário metálico em geral.
Embora ele tenha declarado recentemente que seu vindouro novo álbum, Empath, seria mais pesado, uma nova entrevista para a RSPTV parece jogar água na esperança que os fãs mantinham de ouvir algo mais ligado aos moldes do Strapping Young Lad:
“Quanto ao meu relacionamento com o Metal, eu ainda sou um fã. Mas eu estou velho agora, e meu desejo de preencher o meu mundo com som raramente envolve Metal. Você precisa ser sincero consigo mesmo nesse sentido, também. Há uma quantidade razoável de pessoas que fazem o que eu faço e que talvez afirmem que estão tão interessadas nas coisas que lhes interessavam quando eram jovens, e eu simplesmente não conheço muitas pessoas que conseguiram sustentar o interesse por coisas realmente agressivas por tanto tempo quanto tenho feito isso”.
Mas você pode ficar tranquilo, pois ele não entrou para o time dos músicos que construíram seu nome no Metal e agora odeiam o estilo. Além de ter informado logo de cara que “ainda é um fã”, na mesma entrevista, ele esclarece: “isso não quer dizer que eu não goste, é só que o tempo em que eu quero ouvir e tocar [Metal] é muito menor do que costumava ser”
Townsend recentemente colocou o Devin Townsend Project de molho, para se dedicar a elaboração e lançamento de quatro álbuns, dos quais ele ainda não revelou nenhum detalhe.