fbpx
Roadie News
Tendência

Duas semanas após JEFF BECK, morre outro ex-guitarrista do THE YARDBIRDS, TOP TOPHAM

O ano começou triste para os fãs do clássico The Yardbirds. Após o inesperado falecimento de Jeff Beck no último dia 10 de janeiro, agora chega a notícia da morte do também guitarrista Anthony “Top” Topham. Topham faleceu nesta segunda-feira (23), ele tinha 75 anos e a causa da morte até o momento não foi informada. Em maio de 1963, com apenas 15 anos de idade, Topham foi um dos fundadores do grupo inglês The Yardbirds, que naquele período era completado por Paul Samwell-SmithChris Dreja, Jim McCarty e pelo também saudoso Keith Relf. Cinco meses depois, sem gravar nenhum disco, Topham deixou a banda e foi substituído por um tal Eric Clapton. A partir daí, algo muito curioso aconteceu na história do The Yardbirds, a volatilidade do cargo de guitarrista, que se transformou em um caldeirão de talentos: Clapton foi substituído por um tal Jeff Beck, que deu lugar a um tal Jimmy Page, que também acabou saindo do grupo e formando em 1968 o Led Zeppelin.

Apesar de não ter gravado com os Yardbirds, Topham deixou para a posteridade um single que contou com a participação de Clapton, intitulado I Wish You Would

Em 1970, Topham gravou o álbum solo Ascension Heights, que foi relançado em 2008 pela Blue Horizon, contendo faixas bônus e som remasterizado. O guitarrista trabalhou ainda com músicos como Marc Bolan (T-Rex) e Peter Green.

Afastado da música, Topham passou seus anos trabalhando como pintor e designer de interiores. Ocasionalmente, ele participou de ‘reunions’ do The Yardbirds entre os anos de 2013 a 2015.

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew

Fechar
Fechar