Na noite desta quinta-feira (4), a viúva de Alexi Laiho, Kimberly Goss, revelou publicamente o motivo que levou o ex-líder das bandas Children of Bodom e Bodom After Midnight a falecer.
Goss, que foi casada com Alexi de 2002 a 2004 (ainda que legalmente eles nunca tenham se divorciado), explicou:
“Como sua viúva legal, esta manhã recebi o relatório forense final com a causa oficial do falecimento de Alexi. O certificado diz em finlandês, “Alkoholin aiheuttama maksan rasvarappeutuminen ja haiman sidekudostuminen”. A tradução em inglês é, “Degeneração do tecido conjuntivo do fígado e do pâncreas induzida por álcool”. Além disso, ele tinha um coquetel de analgésicos, opioides e medicamentos para insônia em seu organismo”.
Kimberli completou, dizendo:
“A perda dessa alma extraordinariamente talentosa e bela é uma tragédia totalmente evitável. Ele tinha tantos bons anos restantes. Imagine todas as músicas incríveis que ainda poderíamos receber se ele simplesmente aceitasse ajuda. Rogo a qualquer pessoa que esteja lutando contra o alcoolismo ou qualquer outro problema de abuso de substâncias que busque apoio. Você não tem que enfrentar esse mesmo destino. Se as pessoas estão tentando ajudá-lo, lembre-se de que o fazem por amor e preocupação, portanto, não as afaste. Por favor, não se cerque de facilitadores que promovem seus vícios. Que esta seja uma história de advertência de que ninguém é invencível.
Não quero que sua morte seja em vão. Minha esperança é, eventualmente, começar uma fundação memorial ou instituição de caridade em sua terra natal, a Finlândia, para ajudar outras pessoas que lutam contra esses mesmos demônios. Isso precisa ser uma conversa aberta, não uma fonte de vergonha. Somos todos humanos, todos sofremos, mas a ajuda existe. Se a história dele pode salvar até UMA vida, então algo bom pode sair desta perda horrível que todos nós suportamos.
Descanse em paz, amado Wildchild”.
Laiho faleceu dia 29 de dezembro de 2020 com apenas 41 anos de idade, porém a revelação de sua morte só veio à público no dia 4 de janeiro. Já havia muito tempo que o músico finlandês vinha enfrentando problemas com alcoolismo. Em entrevista realizada em 2019, Laiho explicou a música This Road, do álbum Hexed, que foi lançado naquele mesmo ano, alegando que as pressões que ele enfrentava na vida o influenciou na composição, e mencionou a questão do álcool. “Muitas pessoas pensaram que era sobre alcoolismo, mas é mais sobre ser viciado em estar na estrada. Às vezes, parece que depois de 20 anos na estrada, tudo se torna uma espécie de borrão e você não sabe o que diabos está acontecendo”. Segundo o próprio Laiho, em 2013 ele diminuiu o consumo de álcool e não bebia mais enquanto estava em turnê. A música Under Grass and Clover, do mencionado Hexed, é um relato sobre a dor da abstinência.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações