fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

JOE SATRIANI confirma reuniões sobre VAN HALEN e se diz surpreso por JASON NEWSTED não ter mantido sigilo

Recentemente, o baixista Jason Newsted revelou ao jornal da Flórida The Palm Beach Post, que há cerca de seis meses foi convidado por Alex Van Halen para se encontrar com ele e com o guitarrista Joe Satriani para discutirem uma turnê em homenagem ao legado do Van Halen. Newsted contou que apesar de ter ido à Califórnia encontrar Alex e Satch, pensou melhor e recuou ao convite do baterista. “Como pode? Não há ninguém que possa superar isso (a morte de Eddie Van Halen), então, como você mostra (alguma) honra (assim)? Eu não queria que isso fosse visto como um roubo de dinheiro. Então, meio que tudo (a ideia) fracassou”, disse o ex-Metallica.

Poucos dias depois da declaração de Newsted, o próprio Satriani, que atualmente divulga seu novo álbum, The Elephants of Mars, confirmou em entrevista ao Rock of Nations with Dave Kinchen, que realmente vem mantendo conversas com Alex e também com David Lee Roth para tratar sobre o projeto de homenagear Eddie e o Van Halen.

 

“Ficamos bastante chocados que Jason (Newsted) quis tornar isso público, porque todos juramos silêncio”

 

Conforme transcrito pelo Blabbermouth, Satch afirmou que suas conversas com as duas lendas do Van Halen não vêm de hoje: “Tenho conversado com Alex e Dave por cerca de um ano sobre fazer algo – uma turnê, algo assim -, o que seria um verdadeiro tributo ao Eddie e ao legado do Van Halen”.

Satriani explicou que foi só com o tempo que ele deixou de se sentir desconfortável e de enxergar como algo pesado sair tocando as músicas do Van Halen no lugar do saudoso e incomparável guitarrista. “Para mim, era uma perspectiva aterrorizante fazer algo assim, porém percebi que era algo que seria um verdadeiro trabalho de amor para mim. Fiquei muito honrado em aceitar o desafio”, esclareceu, dando indícios de que a reunião com Alex e Diamond Dave realmente poderá acontecer.

Joe Satriani aceitou o desafio de excursionar com Alex Van Halen e David Lee Roth, caso realmente decidam homenagear o Van Halen ao vivo | Foto: Joseph Cultice

“É bem complicado”, continuou Satriani. “Tudo o que posso dizer sobre isso é que, se acontecer, sei que faremos a melhor coisa para os fãs e todos celebraremos juntos não apenas o grande Eddie Van Halen, mas o legado que essa banda deixou, o maravilhoso amontoado de música e a boa vontade e boas vibrações que eles criaram como banda”.

Satriani demonstrou incômodo quanto ao fato de Newsted ter dado com a língua nos dentes, antes que um anúncio oficial por parte do Van Halen ou de qualquer um dos músicos envolvidos fosse feito. “Essas coisas estão sempre acontecendo na indústria musical e você deve ficar quieto sobre isso (risos), porque às vezes elas não funcionam”, alfinetou. “Geralmente, há cerca de dez ideias malucas que flutuam e os músicos sempre ficam, tipo, ‘Ok, não vou dizer nada sobre isso porque pode não funcionar. Não quero ferir os sentimentos dessa pessoa ou atrapalhar outros tipos de planos de negócios’. Então, sim, ficamos todos bastante chocados que Jason quis tornar isso público, porque todos juramos silêncio (risos)”.

O guitarrista de 65 anos esclareceu como é sua relação com Alex e Roth. “Tenho que dizer que só de conhecer Alex foi realmente maravilhoso. Ele é um grande ser humano e, claro, não consigo imaginar perder um irmão dessa maneira tão cedo. Eles eram muito próximos; o relacionamento deles era realmente único. Dave eu não conheço tão bem. Acho que só o encontrei uma vez – talvez quando Steve (Vai) nos convidou para ver a turnê de David Lee Roth. Eu estava na Austrália com Mick Jagger na época, então todos nós fomos; foi uma experiência e tanto. Mas, sim, só falei com Dave ao telefone, várias vezes nos últimos… Não sei, 25 anos ou mais… Mas ele é David Lee Roth; eles são o Van Halen. É um negócio grande”.

Sobre a possível turnê em celebração ao Van Halen, Satch demonstra humildade ao assumir que não dá para fazê-la tocando com a mesma maestria de Eddie Van Halen: “Como eu disse antes, se isso acontecer, será uma grande honra e um desafio aterrorizante. Você não pode reproduzir o que Eddie fez – não pode! Você pode aprender as notas e todos os dedilhados e obter o equipamento e tudo mais, mas havia apenas um Eddie e ele era o epítome de um gênio original. Mas, se isso acontecer, sei que Alex vai se certificar de que essa é a maneira certa de fazer isso”.

Apesar de Satriani já ter certo envolvimento com o Van Halen, se levarmos em conta o seu trabalho no Chickenfoot junto de Sammy Hagar e de Michael Anthony, isso não parece amenizar a tensão do guitarrista para essa possível turnê de celebração. “Olhei para isso de um ponto de vista musical. Passei a maior parte da minha vida tentando memorizar meu próprio catálogo – há muitas notas para memorizar e fazer um show mantendo o foco nele: ‘Ok, tenho que abrir espaço no meu cérebro para uma outra maneira de tocar’. A melhor coisa é que quando você se reúne com os caras do Chickenfoot, suas personalidades são tão grandes e eles trazem tanto talento que você não precisa ser muito grande; você apenas faz parte de algo. Porém, a ideia de representar todas as eras do Van Halen é bem assustadora, é muita coisa. E apenas do ponto de vista de um guitarrista, Eddie progrediu notavelmente como músico e como inventor, e essas duas coisas meio que estavam juntas, desde Van Halen I até o último álbum (N.R.: A Different Kind of Truth, de 2012). Quando você senta para realmente aprender e tocar (as músicas do Van Halen), você diz, ‘Uau! Não preciso só de talento, mas de equipamentos (específicos)’, porque certas coisas não funcionarão a menos que você tenha esse (tipo de) amplificador e faça isso”.

Embora Satriani não tenha dito nada a respeito de um baixista para essa suposta reunião, no ano passado o filho de Eddie, Wolfgang Van Halen, disse ao programa “Trunk Nation with Eddie Trunk” que seria “ótimo” organizar algum tipo de show em tributo à memória de seu pai, mas que não sabia de que forma isso poderia acontecer. No entanto, em 2020 ele deixou claro ao Entertainment Tonight que qualquer show que seja feito em tributo ao seu pai, a renda será destinada à instituição de caridade favorita de Eddie, a Mr. Holland’s Opus, que ajuda estudantes carentes a ter acesso a instrumentos musicais.

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,9k

57k

17,3k

99o

22,6k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress