O Iced Earth é, indiscutivelmente, um dos maiores nomes da música pesada nos EUA. Seu criador e líder, o guitarrista Jon Schaffer, surpreendeu ao anunciar a união com seus parceiros que viveram a primeira encarnação da banda, ainda sob o nome de Purgatory. São cinco faixas apenas com regravações de composições criadas entre 1985 e 1987.
O resultado é o metal norte-americano daquela era mágica: influências diretas de Iron Maiden e Judas Priest com doses do Thrash Metal que estava em pleno desenvolvimento à época. Além de Gene Adam, vocalista que cantou na estréia do Iced Earth, em 1990, e Bill Owen (guitarra), Schaffer teve a participação do produtor Jim Morris em alguns solos de guitarra, Mark Prator (baterista dos clássicos The Dark Saga, de 1996, e Something Wicked This Way Comes, de 1998) e Ruben Drake (baixo), para substituir o baixista original, Richard Bateman, que morreu pouco tempo antes do EP ser produzido.
As faixas têm como tema personagens de terror, como Jason Voorhees, Freddy Krueger, Drácula e Jack, o Estripador. Ou seja, um embrião do que seria o álbum Horror Show (2001). Registro imperdível.
Alessandro Bonassoli