Trazendo um pouco do clima frio das terras nórdicas europeias para a capital paulista, as bandas finlandesas Enthring e Korpiklaani levaram um bom público a agitar e esquentar as dependências do Clash Club no último sábado, 9 de junho.
Não muito conhecida dos presentes, o Enthring subiu ao palco para abertura do show por volta das 19h30, enquanto a maioria do público ainda adentrava a casa. Apresentando seu Melodic Death Metal, podemos dizer que a banda não contagiou como o esperado, mesmo porque era evidente a diferença de estilo musical entre o que o público esperava da noite e o que a banda apresentava. Além disso, alguns problemas em uma das caixas que estourava acabaram por fazer com que o técnico de som entrasse em ação várias vezes para tentar, sem sucesso, sanar o problema. Ainda assim, o espetáculo serviu como um cartão de visitas do Enthring para os paulistanos.
Durante o intervalo entre as apresentações, como já é de costume nos espetáculos de Folk Metal em São Paulo, encenações de batalhas medievais tomaram a pista do Clash Club, para o delírio e diversão dos presentes. Uma das coisas legais de se ver neste intervalo, foi a presença dos integrantes do Enthring dentre o público, atendendo e conversando com a galera sem qualquer tipo de frescura., demonstrando muita simpatia.
Conforme programado, por volta das 21h o Korpiklaani subiu ao palco ao som de “Hunting Song”, decidido a fazer uma imensa festa Folk junto aos fãs, que já tomavam quase toda a casa. O vocalista Jonne Järvelä mostrou grande carisma e empolgação com o público, que vibrava o tempo todo. Ao lado do guitarrista Kalle ‘Cane’ Savijärvi e o mais novo integrante, o violinista Tuomas Rounakari, Jonne ‘dançava’ e todos se divertiam no palco.
Basicamente o espetáculo se dividiu em duas partes, quando na metade do show o violista apresentou sozinho uma música de seu projeto solo “Shamaviolin”, seguida da instrumental “Vaarinpolkka”. Quando anunciaram que a próxima música seria “Vodka”, enquanto o guitarrista Cane dava uma golada em uma garrafa de Orloff, o público foi ao delírio.
Outro ponto alto foi a inusitada versão de “Iron Fist” do Motörhead, que apresentou um fantástico solo de… violino! E foi realmente impressionante ver a técnica excepcional do novo membro do Korpiklaani.
Antes da música “Tequila”, Cane brincou e dançou no palco ao som de uma espécie de samba, mal sabendo ele o público Metal brasileiro na realidade odeia o ‘nosso folk’ mas, como dizem, o que vale é a intenção da festa! Ao final, o público saiu satisfeito por ter conferido um excelente show musical e comprovado o carisma da banda.
Set list – Enthring:
The Grim Tales of the Elder
I, the Exiled
Rend me Asunder
Maelstrom
The Vengeance Orchestra
Realm of the Forsaken
The Last Heartbeat of an Era
Silent Chanter
Citadel
Set list – Korpiklaani:
Hunting Song
Journey Man
Cottages & Saunas
Juodaan Viinaa
Lonkkaluut
Kipumylly
Metsälle
Vaarinpolkka
Vodka
Wooden Pints
Iron Fist (Motorhead cover)
Happy Little Boozer
Tequila
Beer Beer
Pellonpekko
Tuoppi Oltta
Il Lea Voibmi