Já se passaram três anos desde que o Magnum lançou The Valley of Tears – The Ballads, uma compilação que se concentrava no lado calmo, mais sobrenatural e sonhador do rock britânico. Três anos durante os quais a ideia amadureceu de seguir este lançamento de sucesso (Top 100 das paradas alemãs de álbuns) com uma peça complementar. Dance of the Black Tattoo, próximo lançamento do grupo, se tornou exatamente isso: uma coleção de canções que apresentam o Magnum exclusivamente como músicos vibrantes de hard rock.
O que torna este álbum tão especial é o fato de que o Magnum revisitou seu arquivo em busca de raras faixas ao vivo e versões de rádio, e agora retorna com espirituosas gravações ao vivo e edições que se concentram nos componentes essenciais de algumas de suas composições de maior destaque. Naturalmente, o guitarrista e mentor da banda, Tony Clarkin, aproveitou a oportunidade para remasterizar e atualizar todas as 14 faixas de modo que elas estejam de acordo com o estado de arte da tecnologia sonora. Clarkin diz: “Sempre houve dois aspectos no Magnum: uma faceta um pouco mais terna e lírica, porém antes de mais nada, é claro, nosso lado poderoso e mais rock. E esse é o elemento que Dance of the Black Tattoo documenta, de forma impressionante”.
O álbum abre com versões ao vivo de Black Skies e Freedom Day, antes disponíveis exclusivamente como faixas bônus da versão DVD de Escape From the Shadow Garden (2014). “O lançamento perfeito desta compilação, porque elas apresentam o Magnum através do nosso familiar lado cru, lírica e musicalmente. A subsequente All My Bridges é um pouco diferente porque a música ainda é pesada, mas as letras são mais poéticas”, explica Clarkin, cujo estilo dinâmico de guitarra se harmonizou perfeitamente por quase cinquenta (!) anos com a voz quente e carismática do vocalista Bob Catley.
On A Storyteller’s Night, a faixa título de sua obra-prima de 1985, e Dance of the Black Tattoo, são outras duas raras faixas ao vivo da seleção bônus de Escape From the Shadow Garden, seguidas por edições de rádio de sua composição sazonal anti-guerra On Christmas Day e a favorita dos fãs, Born to Be King, do clássico Goodnight L.A., antes disponível apenas em vinil ou para download digital, seguida por Phantom of Paradise Circus e No God or Savior, ambas bônus de Sacred Blood – Divine Lies. Clarkin: “Para ser honesto, quando comecei a rever aquelas velhas masters, eu nem tinha Phantom of Paradise Circus em meu radar. Eu geralmente começo a trabalhar no novo material cerca de quatro semanas após o lançamento de um álbum, então, ocasionalmente, uma música pode cair no esquecimento, embora tenha muita substância e classe. Como Phantom of Paradise Circus. Realmente, amo essa música e estou feliz por ela finalmente estar recebendo a atenção que merece”.
Your Dreams Won’t Die e Twelve Men Wise and Just são duas faixas bônus ao vivo que apareceram pela primeira vez em Lost on the Road to Eternity, antes de Show Me Your Hands, Not Forgiven e Madman or Messiah – três edições de rádio inéditas das gravações de estúdio ainda atuais, Lost on the Road to Eternity (2018) e The Serpent Rings (2020) – completam o novo lançamento. “Às vezes, não é fácil encurtar uma composição cuidadosamente balanceada para o rádio, mas nesses três casos funcionou muito bem”, avalia Clarkin.
A arte de capa de Dance of the Black Tattoo foi desenhada pelo artista Rodney Matthews, que sempre consegue traduzir o ambiente especial dos álbuns do britânico Magnum em imagens e cores atmosféricas. Clarkin: “Desta vez, foi realmente fácil: liguei para Rodney, disse à ele o título do álbum e ele me enviou uma arte absolutamente fascinante. Aposto que nossos fãs vão adorar sua pequena obra-prima”.
Dance of the Black Tattoo será lançado no dia 8 de janeiro de 2021 via Steamhammer/SPV nos formatos CD Digipak, LP duplo (gatefold), pacote especial contendo CD, LP e camiseta (somente na loja da Steamhammer), e também para download e stream:
https: // Magnum .lnk.to / DanceOfTheBlackTattoo.
Tracklist:
1 Black Skies (ao vivo)
2 Freedom Day (ao vivo)
3 All My Bridges (ao vivo)
4 On A Storyteller’s Night (ao vivo)
5 Dance of the Black Tattoo (ao vivo)
6 On Christmas Day (radio edit)
7 Born to Be King
8 Phantom of Paradise Circus
9 No God Or Saviour
10 Your Dreams Won’t Die (ao vivo)
11 Twelve Men Wise and Just (ao vivo)
12 Show Me Your Hands (radio edit)
13 Not Forgiven (radio edit)
14 Madman of Messiah (radio edit)
Agenda de shows da turnê do Magnum para 2021:
05.09. NL-Uden – De Pul
07.09. SE-Stockholm – Fryshuset Klubben
08.09. NO-Oslo – Vulkan
09.09. SE-Huskvarna – Folkets Park
10.09. SE-Gothenburg – Pustervik
11.09. SE-Karlstad – Nöjesfabriken
13.09. SE-Malmö – Babel
16.09. UK-Nottingham – Rock City
17.09. UK-Sheffield – Leadmill
19.09. UK-Norwich – Waterfront
20.09. UK-Islington – Assembly Hall
21.09. UK-Southampton – Engine Rooms
22.09. UK-Cardiff – Tramshed
24.09. UK-Manchester – Academy 2
25.09. UK-Holmfirth – Picturedome
27.09. UK-Birmingham – Symphony Hall
29.09. UK-Cambridge – Junction
30.09. UK-Glasgow – Garage
02.10. IE-Dublin – Voodoo Lounge
03.10. UK-Belfast – Limelight 1
Acesse:
http://www.magnumonline.co.uk/
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse https://roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações