fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

MIKE PORTNOY retorna ao DREAM THEATER

POR GUILHERME SPIAZZI

Há pouco foi anunciado oficialmente o retorno de Mike Portnoy para o Dream Theater e a gravação de um novo disco. 

Após 13 anos longe do grupo, o baterista e fundador finalmente está de volta para a alegria dos fãs, que há anos pediam por esse retorno.  

Referência do metal progressivo, a banda norte-americana passou a ser sinônimo do estilo a partir do estrondoso Images & Words (1992) e desde então não parou de conquistar novos fãs. Após algumas trocas na formação e um relativo arrefecimento do seu sucesso, o Dream Theater virou o jogo em Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory (1999) e seguiu firme na sua formação até que em setembro de 2010 Portnoy, num decisão controversa e difícil, optou por se desligar da banda após 25 anos de jornada citando a necessidade de uma pausa.

Para o seu lugar, após uma seleção em nível mundial documentada em vídeo da qual participou Aquiles Priester (Edu Falaschi, W.A.S.P, ex-Angra), o grupo anunciou o exímio Mike Mangini (ex-Steve Vai, Annihilator). Com Mangini, o Dream Theater lançou seis discos de estúdio e ganhou um prêmio Grammy.

Apesar da manutenção do sucesso nessa última década, os fãs nunca desistiram de sonhar com um retorno do baterista original. Várias foram as especulações desse retorno durante os anos. Os ânimos esquentaram quando John Petrucci trouxe Portnoy para a gravação do seu disco Terminal Velocity (2020). Na sequência, o baterista gravou Liquid Tension Experiment 3 (2021) ao lado de Petrucci e Jordan Rudess.

Apesar das movimentações, a banda não dava indícios de que a sua parceria com Mangini um dia chegaria ao fim até que um comunicado oficial foi publicado nessa quarta-feira, dia 25 de outubro às 11h horário de Brasília, anunciando o retorno de Mike Portnoy.  

Confira a tradução do comunicado oficial abaixo:

(Nova York, NY) – Os titãs da música progressiva, vencedores do GRAMMY®, Dream Theater, estão anunciando o retorno do baterista Mike Portnoy ao grupo. Portnoy se reunirá com o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung – o trio formou a banda no Berklee College Of Music em 1985 – junto com membros de longa data, o vocalista James LaBrie e o tecladista Jordan Rudess. O Dream Theater entrará em estúdio para começar a trabalhar em seu 16º álbum de estúdio e o primeiro com Portnoy desde Black Clouds & Silver Linings, de 2009.

“Eu entendo a decisão do Dream Theater de trazer Mike Portnoy de volta neste momento”, afirma Mike Mangini. “Como foi dito desde o primeiro dia, minha função não era preencher todas as funções que Mike ocupava na banda. Eu deveria tocar bateria para ajudar a banda a seguir em frente. Meu principal papel de manter nosso show ao vivo funcionando todas as noites foi uma experiência intensa e gratificante. Felizmente, tive a experiência de tocar música com esses músicos icônicos, além de alguns momentos divertidos repletos de humor. Eu também gostei muito de passar muito tempo com a equipe. E depois houve a vitória do GRAMMY®, que foi incrivelmente satisfatória. Aos fãs: muito obrigado por serem incríveis comigo. Eu aprecio as fotos que tenho de todos vocês enlouquecendo e se divertindo. Por fim, eu realmente amo a banda, a equipe e o empresário e desejo a eles e a toda a organização tudo de bom.”

“A bateria de Mike Mangini é de outro mundo e estou extremamente grato pelo tempo que ele passou conosco no Dream Theater. Estou muito orgulhoso de todas as músicas incríveis que fizemos juntos, que culminaram em nossa primeira vitória no GRAMMY® no ano passado e dos inúmeros momentos mágicos que compartilhamos no palco nos últimos 13 anos. Desejo-lhe todo o melhor sucesso em seus futuros empreendimentos musicais”, explica John Petrucci. “Estou incrivelmente animado em receber Mike Portnoy de volta ao Dream Theater! Como membro fundador original, amigo de longa data e baterista incrivelmente talentoso e criativo, sei que seu retorno trará um espírito renovado, paixão e energia ao DT que todos nós, incluindo nossos fãs, receberemos com alegria. Mal posso esperar para arregaçar as mangas e voltar ao estúdio juntos!”

“É ótimo voltar à forma com nosso baterista original Mike Portnoy. Começamos a tocar juntos como Majesty há quase 40 anos e estou animado para ver o que esta próxima fase do Dream Theater criará para o futuro. Não desejo nada além do melhor para Mike Mangini por todo o sangue, suor e lágrimas que ele colocou no DT durante seus 13 anos na banda”, acrescenta John Myung.

“Ter Mike Mangini conosco todos esses anos foi, simplesmente, uma jornada incrível. Ele é um dos bateristas mais incríveis e naturalmente talentosos com quem tive o prazer de trabalhar. Obrigado Mike. A vida é uma viagem muito estranha e acho que é isso que a torna ainda mais interessante e envolvente para sempre. Ter Mike Portnoy de volta na banda é exatamente onde nós e as coisas deveriam estar. As coisas costumam dar uma volta completa e, neste caso, faz todo o sentido. Estou entusiasmado com as perspectivas desta formação clássica da DT se reunir. Posso dizer com absoluta confiança que esta será a encarnação final do DT, com muitos capítulos ainda a serem escritos no nosso futuro. Avante e para cima galera!! Bem-vindo de volta, deputado”, afirma James LaBrie.

“Mike Mangini é um dos bateristas mais excepcionais do mundo e me sinto privilegiado por termos criado todo um trabalho com ele. Sempre serei grato pelo tempo que compartilhamos no universo do Dream Theater”, continua Jordan Rudess. “Estamos muito entusiasmados em reunir a família principal do Dream Theater. Há uma ressonância de espírito e visão que é única e vai além das palavras em nosso relacionamento com Mike Portnoy. Dentro e fora do palco não há como negar a magia que acontece quando estamos juntos. Estou grato por termos a oportunidade de trabalhar juntos novamente como Dream Theater e estou ansioso para compartilhar nossa emoção e paixão com nossos fãs incríveis por muito tempo.”

“Estou muito feliz por voltar para casa e me reunir com meus irmãos! Há tanta história partilhada entre todos nós… tantas memórias, tanta música… pensar que estamos a completar 40 anos desde que esta viagem começou! A ideia de criar novas músicas juntos é tão emocionante e mal posso esperar para pegar a estrada e tocar ao vivo para toda uma nova geração de fãs que nunca puderam ver essa formação antes… Não há lugar como o nosso lar!!” exclama Mike Portnoy.

Os pioneiros do metal progressivo, Dream Theater, compartilham um vínculo único com uma das bases de fãs mais apaixonadas do mundo, como evidenciado por suas três indicações ao GRAMMY® Award, vitória no GRAMMY® Award de 2022 na categoria de Melhor Performance de Metal por “The Alien” e 15 milhões de discos. vendido em todo o mundo. A obra Images & Words de 1992 recebeu uma certificação de ouro e foi incluída nos cobiçados “100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos” da Rolling Stone. Guitar World colocou o álbum seguinte, Awake, em primeiro lugar na lista “Superunknown: 50 Iconic Albums That Defined 1994”.

”A Change of Seasons, de 1996, foi a trilha sonora da cobertura do esqui alpino da NBC nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Os fãs votaram no Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory o “Álbum de rock progressivo número um de todos os tempos” em uma pesquisa da Rolling Stone de 2012. Sem mencionar que foi classificado como o “15º Melhor Álbum Conceitual” da Classic Rock. 2009 viu Black Clouds & Silver Linings bater o Billboard Top 200 em # 6 como A Dramatic Turn of Events [2011] e Dream Theater [2013] manteve uma terceira posição no Top 10 da parada. Consequence of Sound apelidado de 2016 The Astonishing, “Uma experiência absolutamente única.” Além de três discos de platina e dois de ouro, o grupo foi incluído no Long Island Music Hall of Fame em 2010. Em 2019, a banda continuou a expandir seu público quando lançou Distance Over Time, com aclamação da crítica e comercial. Em seu 15º álbum completo e segundo lançamento de estúdio pela InsideOutMusic / Sony Music, A View From The Top Of The World, a banda continua a se desafiar e a expandir seus limites musicais – algo que eles têm feito há mais de 30 anos tocando juntos. A banda encerrou recentemente a turnê inaugural DREAMSONIC – um espetáculo itinerante de música progressiva que retornará para mais apresentações no futuro.

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #278
Janeiro/Fevereiro

SIGA-NOS

43,2k

57k

17,4k

1k

22,3k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes