O ano de 2020 foi bastante proveitoso, pelo menos no que se refere a produção musical. E 2021 já promete não fazer feio, com milhares de bandas trabalhando em novas músicas, enquanto o cenário de shows ainda não pode ser reativado. Grandes bandas, novatos, todos estão a postos para engrandecer a lista de lançamentos deste ano, que promete ser ainda maior do que a do ano passado. Destacamos aqui alguns dos discos mais aguardados deste novo ano.
MOONSPELL – Hermitage
Com quase três décadas de existência, e depois de ter lançado um dos melhores discos de toda a sua carreira com 1755 (2017), a banda portuguesa ainda lançou o incrível ao vivo Lisboa Under The Spell (2018), mostrando que vive o melhor momento da sua extensa carreira. Manter o ótimo momento é fundamental, e Fernando Ribeiro (voz), Pedro Paixão (teclados), Hugo Ribeiro (bateria), Aires Pereira (baixo) e Ricardo Amorim (guitarra) voltam em fevereiro com o novíssimo Hermitage. O álbum será lançado em fevereiro, via Napalm Records.
MEGADETH – (Ainda Não Confirmado)
Considerada uma das gigantes do metal praticamente desde a sua fundação, a banda capitaneada pelo guitarrista e vocalista Dave Mustaine tem a difícil tarefa de repetir o sucesso de Dystopia, de 2016, o primeiro com o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro. Com Mustaine e Loureiro dividindo o trabalho nas guitarras, e com o eficiente David Ellefson no baixo, a banda tem como novidade a presença do baterista belga Dirk Verbeuren, um dos melhores de todo o cenário, e especialista em metal extremo. Vejamos se 2021 realmente receberá um novo álbum do MEGADETH.
ASPHYX – Necroceros
O principal nome do death metal holandês é mais um dos grupos que resolveu aproveitar a forçada ausência dos palcos para compor novas músicas, e o resultado é este novo Necroceros. Mantendo intacta a tradição de aliar temas de História, ficção-científica e horror sob uma densa aura death/doom, Martin Van Drunen (voz), Stefan Hüskens (bateria), Alwin Zuur (baixo) e Paul Baayens (guitarra) terão seu novo e décimo álbum completo de estúdio lançado ainda no fim de janeiro, via Century Media Records.
EPICA – Omega
E, sem mudar o foco geográfico, talvez o mais reconhecido de todos os grupos dos Países Baixos, o EPICA também aparece com um novo álbum já no início de 2021. Com o lançamento previsto para 26 de fevereiro via Nuclear Blast Records, Omega mantém a sonoridade pesada e melódica que o grupo vem apresentando em seus álbuns mais recentes, e mais uma vez apresenta uma temática lírica rica e bem trabalhada, que novamente une filosofia, ciência e espiritualidade. Confira agora mesmo os singles Freedom – The Wolves Within e Abyss Of Time – Cowntdown To Singularity para já ir entrando no clima.
NERVOSA – Perpetual Chaos
Depois do pequeno susto causado no ano passado, e com a rápida confirmação da nova formação – com Mia Wallace no baixo, Diva Satanica nos vocais, Eleni Nota na bateria e claro, Prika Amaral na guitarra – o novo grande nome do thrash metal nacional segue em frente, menos nacional, mais ainda excelente. O quarto álbum completo de estúdio, intitulado Perpetual Chaos, será lançado no final de janeiro via Napalm Records, e você já pode conferir a faixa-título e Guided By Evil nas melhores plataformas de streaming.
ALICE COOPER – Detroit Stories
Se for para ser justo, ALICE COOPER não é apenas um dos nomes mais importantes de toda a história da música pesada, ele é praticamente a síntese dela. Mais do que um ‘performer’ único e dotado de um senso artístico fora do comum, ele é hoje parte inseparável de toda a cultura pop norte-americana, e não são muitos os rockeiros que fazem parte desta lista, menos ainda os que chegam lá com tanta justiça. E quando ele resolve lançar um álbum que homenageia o seu passado e a sua cidade natal, como ficar de fora da festa? Com lançamento no final de fevereiro via earMusic, o álbum chegará ao Brasil em parceria com os selos Shinigami e Sound City Records.
HOODED MENACE – (Ainda Não Confirmado)
Três anos depois do ótimo Ossuarium Silhouettes Unhallowed (2018), a banda finlandesa de death/doom metal HOODED MENACE finalmente lançará seu novo álbum completo de estúdio, ainda sem título ou data de lançamento confirmados. A notícia foi confirmada e comentada pelo guitarrista Lasse Pyykkö, que informou que o grupo entrou em estúdio já em novembro de 2020, e que o novo álbum contará com a mixagem do lendário guitarrista do KING DIAMOND, Andy LaRocque. O álbum será lançado via Season Of Mist.
POSTHUMOUS – Unholy Ceremony
A tradicional banda catarinense de black/death metal POSTHUMOUS, que ano passado teve sua discografia revisitada em The Frightening Cold Tomb (Compendium Mortis) – lançado via Hammer Of Damnation – lançará seu novo e segundo álbum completo também via Hammer Of Damnation, em janeiro de 2021. Os fãs já podem conferir o primeiro single do novo álbum, The Crown Belongs To The Bravest Knight via YouTube.
ACCEPT – Too Mean To Die
Vivendo uma nova fase de ouro desde a chegada do vocalista Mark Tornillo em 2009, a tradicionalíssima banda alemã ACCEPT não passou incólume pelos últimos anos. A saída de integrantes considerados ‘chave’ (leia-se Peter Baltes, baixista que abandonou o grupo em 2018), e até algumas críticas levantadas ao último álbum de estúdio, The Rise Of Chaos (2017) parecem ter garantido novo ânimo para a banda liderada pelo guitarrista Wolff Hoffmann. Agora é esperar para conferir como o ACCEPT chega em 2021. Too Mean To Die será lançado no final de janeiro.
PESTILENCE – Exitivm
Considerado com toda justiça como um dos grupos mais importantes para o estabelecimento e fortificação da cena extrema mundial, o PESTILENCE também chega em 2021 com um novo álbum de estúdio. A banda, sempre liderada pelo guitarrista Patrick Mameli ainda não tem data definida para o lançamento de Exitivm, novo e nono álbum completo da lendária banda dos Países Baixos. Porém, tanto a banda quanto a Agonia Records, selo responsável pelo lançamento, já confirmaram que o disco está inteiramente gravado, e deverá ser lançado nos primeiros meses de 2021.
THERION – Leviathan
Os gigantes do metal sinfônico da Suécia também têm ótimas novidades para os seus fãs. E, neste caso, o ‘ótimas’ não é apenas uma expressão de linguagem. Depois de vários álbuns experimentais, e da gigantesca ópera Beloved Antichrist (2018), o fundador, guitarrista e compositor Christofer Johnsson resolveu trazer o THERION de volta aos seus melhores dias, então espere por novas composições repletas de linhas melódicas cativantes, guitarras pesadas e muitos elementos sinfônicos, sempre sob a batuta do heavy metal. Leviathan será lançado em 22 de janeiro, via Nuclear Blast.
DECLINE OF THE I – (Ainda Não Confirmado)
Contando com integrantes de bandas como MERRIMACK, THE ORDER OF APOLLYON e CORPUS CHRISTII, a banda francesa DECLINE OF THE I ainda não é muito conhecida no Brasil, mas já conta com três álbuns lançados – Inhibition (2012), Rebellion (2015) e Escape (2018), e em 2021 finalmente chegará ao seu quarto álbum completo. Contando com o fato que a banda originalmente criou uma trilogia baseada no trabalho do neurobiólogo francês Henri Laborit, resta ver por quais novos caminhos migrará o post-black metal dos franceses, que lançaram seu novo álbum (ainda sem título ou data de lançamento definida) via Agonia Records.
CANNIBAL CORPSE – (Ainda Não Confirmado)
Sabe-se pouco, muito pouco, mas especula-se muito, muito mesmo. Sendo assim, bastou uma foto do vocalista George ‘Corpsegrinder’ Fisher no estúdio para ser afirmado que o CANNIBAL CORPSE estava preparando um novo álbum, e até foi dito que seria lançado ainda em 2020… Pois é, não foi e nem sabemos se será em 2021, mas como também queremos jogar o jogo da especulação, aqui estamos, aguardando com ansiedade por esse novo registro… Até porque a fumaça de um novo álbum do CANNIBAL CORPSE parece ser mais importante do que o incêndio causado por outras bandas (o trocadilho com Pat O’Brien é involuntário).
CRYPTA – (Ainda Não Confirmado)
Ainda não se sabe ao certo o que esperar do Crypta, novo grupo da baterista Luana Dametto e da vocalista/baixista Fernanda Lira, que deixaram a NERVOSA em 2020. Porém, o que sabemos é que Luana está de volta ao death metal, e Fernanda estará se esgoelando como se não houvesse amanhã, e isto já basta para mandarmos aquele ‘shut up and take my money’, já que ninguém vai querer perder essa estreia. Completando o ótimo time, ainda temos as guitarristas Tainá Bergamaschi e Sonia Anubis. Agora é só esperar as novidades via Napalm Records.
THE RUINS OF BEVERAST – The Thule Grimoires
Nascido em 2003 em Aachen, Alemanha, a ‘one-man-band’ THE RUINS OF BEVERAST traz à tona toda a genialidade do multi-instrumentista Alexander von Meilenwald, eternamente lembrado pelo seu trabalho no seminal NAGELFAR. Apostando aqui em uma sonoridade muito mais voltada ao som atmosférico e ao doom metal, Meilenwald não ignora os elementos black metal que o consagraram, e chega ao sexto álbum completo como um dos nomes mais reverentes neste cenário. O novo álbum contará com nove novas músicas, distribuídas ao longo de mais de uma hora de música, e será lançado em fevereiro via Ván Records.
BAEST – Necro Sapiens
Considerado hoje um dos principais nomes da cena metálica dinamarquesa, o BAEST chega ao seu terceiro álbum completo em 2021, com Necro Sapiens. A aposta ainda permanece firme na fórmula apresentada nos álbuns anteriores, Danse Macabre (2018) e Venenum, de 2019. Ou seja, espere por puro death metal, com referências óbvias ao ‘old school’, mas também com uma produção moderna, que privilegia a execução de cada instrumento. Necro Sapiens tem lançamento agendado para o início de março, via Century Media Records.
JUNGLE ROT – (Ainda Não Confirmado)
Dois anos depois de lançar o seu álbum autointitulado, e de figurar entre os melhores lançamentos de metal extremo daquele ano, a banda de death metal do Wisconsin retornou aos estúdios em 2020, e já promete o seu novo álbum para 2021. O vocalista e guitarrista fundador, Dave Matrise (ex-NUM SKULL) deverá manter o ataque cerrado do vicioso thrash/death do grupo norte-americano, sempre apostando em temáticas líricas ligadas a guerras, como fazia o gigante BOLT THROWER.
DARKTHRONE – (Ainda Não Confirmado)
Dono de uma das discografias mais sólidas dentre os grupos noruegueses, o DARKTHRONE iniciou sua jornada discográfica trinta anos atrás no death metal, com o álbum Soulside Journey (1991), e foi a primeira banda a lançar um álbum do chamado ‘true norwegian black metal’ com o seminal A Blaze In The Northern Sky. Resumida a dupla Fenriz e Nocturno Culto, o grupo sempre se manteve relevante no cenário, mesmo com as mudanças na sonoridade. Espera-se um novo álbum dos noruegueses via Peaceville Records ainda em 2021.
EXODUS – (Ainda Não Confirmado)
Convenhamos, já faz muito tempo. Afinal, Blood In, Blood Out foi lançado em 2014, e uma das melhores bandas thrash de todos os tempos não deveria ficar tanto tempo sem lançar um novo registro. Para nossa sorte, o vocalista Steve ‘Zetro’ Sousa já começou o ano nos dando as boas novas, afirmando que “nos veremos em 2021, com um novo álbum do EXODUS”. Portanto, se você é fã dos riffs implacáveis da dupla Lee Altus e Gary Holt, fique de olhos e ouvidos bem abertos, em breve a Nuclear Blast deverá divulgar ótimas novidades!
NERVOCHAOS – (Ainda Não Confirmado)
Metal extremo. Essa é a única designação possível para a música praticada pelo NERVOCHAOS ao longo da sua jornada. Death, black, thrash, doom, todas as faces da podreira sonora foram abordadas nos oito álbuns lançados pela banda paulista, que em 2021 celebra nada menos do que 25 anos de carreira. Com uma nova formação, a banda sempre liderada pelo baterista Edu Lane conta hoje com os vocais de Brian Stone, baixo de Pedro Lemes e as guitarras da dupla Luiz Parisi e Woesley Johann.