fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

PEST FEST

Tem razão quem diz que alguns dos grandes ícones do Metal nacional já não oferecem tanta relevância como antes. Mas, cansamos de dizer e recomendar aqui na ROADIE CREW alguns dos novos nomes, o que vem despontando como destaque e merece ouvidos e olhos apurados. Já na categoria veteranos, o Claustrofobia tem chamado atenção desde quando anunciou o lançamento de um disco, inédito, com a costumeira brutalidade, mas com músicas em português e até mesmo misturando Metal com Samba. Com a divulgação da organização de um festival próprio a banda, que é atualmente uma das mais adoradas e inventivas do estilo, causou muita expectativa. Afinal, anos de dedicação, e o ‘DIY’ (‘do it yourself’ – ‘faça você mesmo’) sem maquiagem nem papas na língua só poderiam resultar num grande evento. E foi o que aconteceu no último sábado, 27 de outubro, no Cine Jóia. O público compareceu em peso, contrariando aquela de que shows só com casting brazuca não lota lugar nenhum. “Peste” dá nome ao disco e ao festival que contou também com duas outras (boas) bandas: Project46 e Oitão.

Tocando sons do disco “Doa a quem doer”, lançado este ano, o Project 46 abriu os trabalhos já agradecendo muito pela oportunidade de, segundo o vocalista Caio MacBeserra, “tocar em um lugar descente pela primeira vez e dividir o palco com o Claustrofobia”. A banda que integra o line up da edição 2013 do “Maquinaria Festival” no Chile, agitou o público com sons em português como “No rastro do medo” e “Dor”, que fechou o show.

Na sequência, como de costume, o Oitão fez um show pegado, pesado e para não manter ninguém parado no bate cabeça. O vocal Henrique Fogaça entrou mascarado, descalço e com o discurso apurado. Além dos sons do elogiado e único disco “4º mundo”, como “Imagem da besta” e “Trevas”, o novo som “Não me entrego não”, divulgado no início de setembro, também integrou o set dos paulistanos. Henrique ainda lembrou que o dia seguinte era de votação do segundo turno em SP e “iríamos conhecer o próximo a nos roubar”. A camiseta que ele vestia já estava a indignação no peito e “recomendava” o que fazer com a frase clássica “Vote Nulo, Não Sustente Parasitas”.

Paralelo aos shows, o evento ainda tinha o sorteio de guitarras. Mas, em comum acordo e numa inesperada iniciativa, todas as bandas fizeram a doação do prêmio para Tony Iron, fundador e presidente do fã-clube oficial do Sepultura, “por sua dedicação e divulgação do Metal nacional”. Além dos prêmios, do evento inédito e de um line up diferenciado, o headliner do festival ainda faria nesta noite a gravação do seu primeiro DVD. Por isso, o set extenso mesclou todas as fases da carreira iniciada em 1996.

Já no início da madrugada de domingo, o Claustrofobia subiu ao palco muito aplaudido. A ‘intro’ rolava e o vocalista/guitarrista Marcus D’Angelo, antes de qualquer coisa, já mandou um “Acabou a paciência. Descarregar o ódio nessa porra, Claustrofobia.” Emendou a faixa título do atual disco para delírio da abarrotada pista. Visivelmente emocionados, Marcus enfatizou que era a realização de um sonho e uma emoção ver a casa cheia e “que o prestígio da galera prova que eles não precisam de mais ninguém.”

A banda tocou novos e antigos clássicos como “Metal Maloka”, “Bastardos do Brasil” e “Eu quero é que se foda”, além de sons em inglês como “Condemned” e uma versão bem mais ‘down’ e pesada de “Don’t kill the future”, de “I See Red” (2009). Um grande destaque foi na música “Nota 6,66”, que contou com a participação de integrantes da bateria da escola de samba Império da Casa Verde.

Infelizmente, alguns problemas técnicos aconteceram, mas foram contornados. O fato não passou em branco dos comentários do vocalista que disse “Com a gente é assim, sempre mais difícil, nunca foi fácil”. Verdade é que, a noite foi deles deixando registrado a realização de um evento histórico. No pós-show, com humildade de sempre, Marcus confidenciou que fez o melhor que pode e que tocou com o coração. Evidente, notório e por isso tão verdadeiro. Agora é aguardar o DVD.

 

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,9k

57k

17,3k

99o

22,6k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress