Durante evento para campanha de libertação do fundador do WikiLeaks Julian Assange, que foi preso em 2019 na embaixada do Equador em Londres, Roger Water revelou que rejeitou uma “grande” oferta para uso do clássico do Pink Floyd Another Brick in the Wall Part II em um filme para divulgação do Facebook e do Instagram, e ainda chamou Mark Zuckerberg de “um dos idiotas mais poderosos do mundo”.
“Isso é algo que, na verdade, eu coloquei em meu folder quando vim para cá hoje. Não tenho ideia do que seja, ninguém sabe, porque recebi esta manha pela Internet. É uma solicitação para ter direito a usar minha canção Another Brick in the Wall II na produção de um filme para promover o Instagram”, afirmou Rogers, segurando uma imagem e arrancando gargalhadas dos repórteres presentes.
“Então, é uma carta de Mark Zuckerberg para mim. Chegou esta manhã com a oferta de uma enorme, enorme quantia de dinheiro e a (minha) resposta é: “Vá se foder! Porra nenhuma!”, esbravejou, sob aplausos.
Waters acrescentou, dizendo que isso é um “movimento insidioso deles para tomarem o controle de absolutamente tudo”. E mandou o recado: “Aqueles de nós que obtemos um pouco de poder, e eu tenho um pouco, ao menos no que diz respeito ao controle de minhas canções… Então, não serei parte dessa besteira, Zuckerberg!”.
“¡Vete a la chingada!”: @rogerwaters a Mark Zuckerberg. El músico contó que le ofrecieron “una gran cantidad de dinero” por permitir el uso de Another brick in the wall II para promover Instagram. Lo narró en un acto por la libertad de Julian Assange (@Wikileaks)#VideosLaJornada pic.twitter.com/gEVqaor8Eo
— La Jornada (@lajornadaonline) June 12, 2021
Depois disso, Roger Waters leu o conteúdo da carta, que dizia:
“Queremos agradecê-lo por considerar este projeto. Sentimos que o sentimento central desta música ainda hoje e muito predominante e necessário, o que mostra o quão atemporal o seu trabalho é, de verdade”.
Então, Waters deu uma pausa na leitura e comentou: “E, no entanto, eles querem usá-la para tornar o Facebook e o Instagram ainda maiores e mais poderosos do que já são, para que siga censurando todos nós nesta sala e impedir que esta história sobre Julian Assange se espalhe. Para que o público em geral pudesse dizer, ‘O quê? O quê?’. Não! Não mais!”, irritou-se.
Waters encerrou seu ataque indagando: “Você pensa: ‘Como é que esse idiota – que começou dizendo: ‘Ela é bonita, vamos dar à ela uma pontuação 4 de 5’ / ‘Ela é feia, lhe daremos um 1’. Como diabos ele obteve poder em alguma coisa? E, no entanto, aqui está ele, um dos idiotas mais poderosos do mundo”, concluiu.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações