O último trabalho do Satyricon foi inusitado. O grupo de black metal norueguês lançou em 2022 uma composição de 56 minutos chamada “Satyricon & Munch” em parceria com o museu dedicado ao pintor de mesmo nome. Trata-se, contudo, de uma experiência: o próximo álbum não deve seguir essa linha.
Em entrevista ao canal Rauta (transcrição via Blabbermouth), o baterista Kjetil-Vidar “Frost” Haraldstad discutiu o processo de composição do novo disco do grupo. Ao que tudo indica, a sonoridade seguirá o padrão convencional.
O músico disse:
“Acho que seja o que esse novo álbum for, porque não sabemos com certeza ainda, será um álbum mais convencional de certa maneira. Entretanto, haverá muita coisa não convencional também. Estamos explorando algumas ideias diferentes, mas não posso revelar muito. Não faria sentido agora.”
Por outro lado, o baterista expressou como a experiência de trabalhar na composição foi importante para a banda. Segundo Frost, o frontman Sigurd “Satyr” Wongraven foi muito influenciado pelo projeto.
“A jornada que Satyr teve quando trabalhou no projeto Munch teve um efeito enorme no material novo dele. E acho que isso se reflete em como pensamos, em termos musicais.”
Ainda assim, Frost ressaltou que o novo álbum deve soar mais alinhado à sonoridade típica do Satyricon. Ele completa:
“Você poderia dizer que estamos de volta a um ambiente mais convencional, se é que esse termo faz sentido no mundo do Satyricon. E eu acho que esse álbum será bem, bem variado. É melhor sempre esperar o inesperado nessa banda, e isso continua a ser verdade agora – até um pouco mais depois do período Munch.”
Quanto ao andamento do processo em si, Frost revelou que o grupo já compôs a maior parte do material e está no momento ensaiando para aparar as arestas. Só depois disso a banda deve entrar em estúdio.
Shows do Satyricon no Brasil
Enquanto o álbum novo não sai, o Satyricon fará shows no Brasil ainda em 2024. Conforme anunciado pela agência Talent Nation, a banda norueguesa de black metal realizará duas apresentações no próximo mês de novembro. Estão no roteiro São Paulo (Carioca Club, 13/11) e, pela primeira vez em sua carreira, Brasília (Toinha Brasil Show, 14/11). A venda se dá pelo site Clube do Ingresso.