Ted Kirkpatrick, baterista e mentor do Tourniquet, uniu forças com o vocalista Tim Ripper Owens (ex-Judas Priest, Yngwie Malmsteen, Iced Earth e Hail!) e o tecladista brasileiro Bruno Sa (Geoff Tate) para lançar uma versão da icônica música Gethsemane, do grande sucesso musical de 1970 de Andrew Lloyd Webber (a letra é de Tim Rice), Jesus Christ Superstar. Os vocais exigentes e o alcance exigidos para a música foram abordados anteriormente por Ian Gillan (Deep Purple/Black Sabbath), Ted Neeley (versão cinematográfica de 1973), Gary Cherone (Extreme), Sebastian Bach (ex-Skid Row/Madam X) e, mais recentemente, John Legend.
Kirkpatrick comenta: “Gethsemane tem sido minha favorita desde que eu a ouvi pela primeira vez no início dos anos 70. Há anos venho tentando regravá-la – e Tim foi a primeira pessoa que veio a mente, que eu sabia que podia confiar que faria jus. Então, com o talento adicional de Bruno Sa, que trouxe teclado e piano incríveis, e Aaron Pace (mixagem e masterização), aqui está – no aniversário de 50 anos deste lançament em 1970. Espero que todos curtam, tanto quanto eu curti”.
Owens já havia trabalhado com Kirkpatrick e o Tourniquet, lidando com os vocais do último álbum da banda, Gazing at Medusa, que também contou com Chris Poland, ex-Megadeth, na guitarra. Atualmente, o Tourniquet está trabalhando em um novo álbum, que será lançado em 2021.