TOM MORELLO introduziu uma nova linguagem à guitarra nos anos 1990 ao incorporar elementos de hip-hop na forma de se tocar. Barulhos e ruídos reproduzidos eram normalmente associados a técnicas de DJ — e surgiam em meio aos riffs do RAGE AGAINST THE MACHINE, o que ajudou a estabelecer a banda como uma das mais populares da década.
Segundo o músico, tudo isso começou quando parou de “fritar” na guitarra. MORELLO contou à Guitar Interactive Magazine (via Guitar World) que, ao ver como todos faziam shredding nos anos 1980, decidiu ir contra a corrente.
Ele disse:
“Foi nos primeiros anos do RAGE AGAINST THE MACHINE que comecei a me identificar como DJ. Estávamos abrindo para duas bandas cover numa faculdade em uma quarta à tarde – um show qualquer. Na passagem de som, todas as bandas tinham um guitarrista fritador nível YNGWIE MALMSTEEN. E isso era o que eu queria ser até então. Se um show horrendo já tinha dois desses caras, não precisava de um terceiro.”
Tal evento fez MORELLO intensificar sua rotina de estudos, mas com um novo foco. O objetivo agora era soar completamente diferente.
Ele descreveu seu método:
“Eu comecei a praticar guitarra oito horas por dia. Comecei a praticar erros propositais. Comecei a desconstruir o instrumento. Era apenas um pedaço de madeira com fios e parte elétrica.”
TOM MORELLO encontra sua voz
Foi através desse processo que TOM MORELLO encontrou sua voz. Ele descreveu como o momento no qual deixou de ser um músico e passou a ser um artista.
O músico americano explica a diferença entre os dois:
“Pessoas começam a tocar guitarra por razões diferentes. Normalmente, a razão é que você quer soar como os guitarristas que você admira. Isso é natural. É o que todo mundo faz. Aí, a partir de um certo ponto, você precisa decidir se é suficiente para você ser apenas um músico ou se quer arriscar se tornar um artista. Virar músico requer técnica, tornar-se artista requer ideias. E isso significa olhar pra dentro de si.”
Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR