fbpx
Roadie News

Aos 66 anos de idade, morre BRIAN HOWE, ex-vocalista do BAD COMPANY

Cantor, que também trabalhou com Ted Nugent e Megadeth, teve um ataque cardíaco em casa

Faleceu ontem, 6 de maio, o ex-vocalista do Bad Company Brian Howe, que esteve à frente do grupo britânico de 1986 a 1994. O cantor de 66 anos de idade teve um ataque cardíaco em sua residência, na Flórida (EUA). O empresário de Howe, Paul Easton, revelou: “É com profunda tristeza que anunciamos a morte prematura de um pai amoroso, amigo e ícone musical”.

O Bad Company foi formado em 1973 pelo vocalista do Free, Paul Rodgers, e pelo guitarrista do Mott the Hoople, Mick Ralphs. Após a saída de Rodgers, que se uniu ao ex-Led Zeppelin Jimmy Page no The Firm, o grupo recrutou Howe, e com ele gravou quatro álbuns de estúdio: Fame and Fortune (1986), Dangerous Age (1988), Holy Water (1990) e Here Comes Trouble (1992). O grupo andava em baixa e não conseguia mais atingir os sucessos de seus três primeiros álbuns, Bad Company (1974), Straight Shooter (1975) e Run with the Pack (1976), mas com a entrada de Howe voltou ao sucesso com Holy Water, que foi Disco de Platina nos Estados Unidos.

Em uma recente entrevista, feita em dezembro de 2019, Howe comentou: “Eu meio que bati um pouco o pé e disse: ‘Gente, esta é uma banda de rock! Precisamos endurecer um pouco as coisas. Esta é uma banda de guitarra, vocês sabem! É uma banda de blues e precisamos voltar à isso’. E com uma tremenda resistência, acho que eles, finalmente, foram pressionados”.

Brian Howe ao vivo na Florida em 2014 | Foto: Zuma Press Inc (Alamy Stock Photo)

Howe deixou a banda em 1994 reclamando: “A banda estava ficando muito desleixada ao vivo. Junto com o Terry Thomas (compositor, produtor e guitarrista), simplesmente me cansei de fazer o trabalho todo”, esclareceu.

Howe iniciou sua carreira em Portsmouth, tocando inicialmente com a banda de heavy metal White Spirit. Em 1984, ele foi contratado pelo polêmico guitarrista americano Ted Nugent (ex-Amboy Dukes e futuro Damn Yankees), com quem saiu em turnê e gravou o álbum Penetrator. Depois disso, Howe lançou três álbuns solo Tangled in Blue (1997), Touch (2003) e Circus Bar (2010). Em 1997, Brian Howe ajudou o Megadeth a compor a música I’ll Get Even para o sétimo álbum da banda, Cryptic Writings.

Em setembro de 2017, Howe já havia sofrido um ataque cardíaco. Disse ele mais tarde: “Foi ruim, aparentemente – eu não me lembro de nada. Eu estava dirigindo e fui encontrado no meu carro em um farol, inconsciente… Levei muito tempo para me recuperar”, revelou o cantor.

Após se restabelecer, Howe seguiu em frente com sua carreira, fazendo turnês pelos Estados Unidos até meados de 2019.

Recomendamos Para Você

Fechar
Fechar