fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Bruce Dickinson: “A indústria da música explorou seus clientes”

O vocalista do IRON MAIDEN, Bruce Dickinson, disse que o declínio da indústria da música pode ser atribuído ao fato de que as gravadoras não conseguiram tirar proveito da revolução digital.

A revolução da música digital começou com o Napster – o serviço de compartilhamento de arquivos criado por dois adolescentes em 1999 e fechado em 2001. O principal exemplo de tecnologia disruptiva, o Napster permitiu que as pessoas baixassem praticamente qualquer faixa ou álbum que quisessem – de graça. A indústria da música nunca se recuperou.

No início deste mês, durante uma aparição no ‘VTEX  Day 2018’ em São Paulo, Dickinson disse ao programa ‘Conta Corrente’ da GloboNews que as gravadoras não têm ninguém para culpar, senão a si mesmas pela situação em que se encontram.

“A indústria da música explorou seus clientes”, disse ele.  “As gravadoras estavam ganhando muito dinheiro sem fazer muito. Elas acreditavam que os downloads simplesmente desapareceriam. Mas isso não aconteceu, e eles não fizeram nada a respeito. Eles não viram o download como sendo uma ótima maneira de acessar seus fãs, seus clientes, se você preferir, mas as bandas viram – as bandas estavam muito à frente das gravadoras.

“O Brasil, por exemplo, tinha uma das audiências mais jovens de qualquer país do mundo”, continuou ele. “E, consequentemente, eles tiveram uma grande aceitação da atividade na Internet. Então, para uma banda como o IRON MAIDEN, que abraçou a Internet desde muito cedo, estávamos fazendo contato direto com as pessoas no Brasil. E isso foi ótimo para nós. Mas as gravadoras não entenderam isso porque eram muito arrogantes, eram muito velhas, eram muito lentas”.

Eventualmente, o setor adotou a música digital, mas precisou da Apple e do iTunes para fazê-lo.

Bruce disse em uma entrevista em 2015 que os serviços de streaming como o Spotify e a Apple Music beneficiam mais os artistas estabelecidos do que os aspirantes que ainda precisam galgar seu espaço.

 

Edições avulsas, assinatura física e digital.

Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse https://roadiecrew.com.br/roadie-shop

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes